quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pintando um Mundo Melhor ou Pelo Menos Mais Colorido




 Conversamos com o professor Marcelo Bernardo para nos falar um pouco mais sobre esse projeto que está envolvendo os alunos tanto dentro da escola, quanto fora nos momentos de lazer, trazendo mais beleza para o nosso bairro:




Proposta: visa possibilitar a expressão artística contida em nós, bem como melhorar o visual do ambiente em que habitamos, através da apropriação de técnicas de desenho e pintura em diversos suportes.







No aprender, saber e fazer das técnicas:
Ampliar com Mapeamento da Imagem com linhas retas, horizontais, verticais e diagonais.  Enquadrar o espaço desejado e manter as proporções, reproduzir a imagem. É uma maneira diferenciada de aprender a desenhar (no início em suportes simples em folhas de sulfite e após a apropriação da técnica, passamos a telas e muros).







Pintura através do Estudo da Cor: com guache construímos o Circulo Cromático e o pintamos, experimentando as cores primárias, secundárias e neutras (rebaixamos e elevamos em diversos tons claros e escuros e guache).Por ser atóxico e lavável possibilita um número maior de participantes.








Meta: Proporcionar a possibilidade que venha culminar em uma pró-atividade escolar com foco no embelezamento dos diversos espaços da Escola, partindo do senso crítico em questionar questões visuais e ambientais,  que vão além dos muros da escola, ou seja, na Comunidade visando o bem estar e a autoestima dos que participam e fazem a diferença.






Justificativa: o objeto cultural “Imagem” faz parte da vida de todos na sociedade contemporânea. Seu uso e função cultural envolve uma rede de significados, num complexo sistema de relações e conexões de informações que são intrínsecas a sociedade humana. Desta forma, descobrir essa rede de possibilidades de significados-relações, permite dar forma, cor e sentido ao modo de vida das pessoas no passado e presente num ciclo constante de transformação e reutilização.





terça-feira, 21 de abril de 2015

Imprensa Jovem Teocomunica em curso on line


Um grupo de cinco alunos inscritos para o curso imprensa jovem, começaram no dia 13 a ambientação na plataforma Edmodo sob tutoria de Carmem Gattás, uma das formadoras do Núcleo de Educomunicação de SME/Dot.




Em um primeiro momento todos tiveram que fazer inscrição nesta rede de aprendizagem vinculada ao programa para ter acesso aos conteúdos do curso, que se dará em cinco módulos.

A cada módulo os alunos interagem entre si, com outras equipes e com a formadora on line. Além do material teórico cujo tema está voltado para Sustentabilidade e Meio Ambiente, a equipe tem que cumprir alguns desafios obrigatórios e outros opcionais.



Apesar do Laboratório de Informática estar em reforma, nossa equipe se reuniu na coordenação para discutir o primeiro desafio que seria analisar as diferenças entre as notícias veiculadas na grande mídia e nas páginas de ONGs ou projetos comunitários por exemplo. Um grande desafio realmente pois teriam que encontrar a mesma notícia em páginas diferentes.

Nossos alunos estão muito empolgados e a formação será estendida para os demais da equipe Teocomunica, apesar da inscrição ter sido apenas para um grupo menor em cumprimento a norma do curso. O material é tão importante que merece ser socializado para enriquecer e reforçar os conhecimentos que já possuímos.

Cursistas que serão certificados se cumprirem todas as etapas:
Maria Eduarda (3ºA), Gustavo Henrique (5ºE), Estefani Moura (5ºD), Maria Luisa (5ºD) e Sthefani Lopes (9ºD).

Quer saber um pouco mais sobre essa proposta, veja clicando aqui!




quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dentista visita nossa escola

Resultado de uma parceria entre Secretarias de Educação e Saúde, onde as Diretorias Regionais serão atendidas por profissionais da área odontológica, em suas regiões, nossa escola recebeu hoje a visita da Dra. Cintia da UBS Jd. Castro Alves.



Ela veio fazer inicialmente uma apresentação aos nossos alunos dos 1ºs aos 5ºs anos, do programa Saúde Bucal. 

Dra. Cintia conversou com os alunos sobre a importância dessa ação e fez uma triagem com eles para verificação de possíveis casos de cáries. Esses casos serão registrados para posterior indicação de tratamento e acompanhamento na UBS.


Será agendada uma palestra de orientação sobre a correta escovação  e cuidado com os dentes, onde os profissionais da saúde irão observar como nossos alunos estão usando suas escovas, para uma correta prevenção dos problemas com as cáries que trazem problemas de saúde para todos e inclusive afastamento das aulas quando se agravam.






Percebemos como é importante esse tipo de atendimento por um profissional especializado, que possa encaminhar os casos e principalmente a correta orientação para prevenção de problemas maiores. Vamos aguardar novos dados e novas visitas.


terça-feira, 14 de abril de 2015

H.Q.'s com 5ºs anos


 

Como resultado da proposta de Docencia Compartilhada, os alunos dos quintos anos estão criando suas histórias em quadrinhos com muita empolgação. Atividade integrada entre regentes (Maria Ruth, Olga e Miriam), Sala de leitura (Maria José) e Laboratório de informática (Dora).



A apresentação foi feita com um bom bate papo sobre comunicação, os vários meios, importância de se comunicar e o papel das mensagens como fator primordial do ato de comunicar. Vídeo apoio.e vídeo evolução dos meios.


A história em quadrinhos é uma excelente ferramenta pois mexe muito com o imaginário do aluno, explora sua criatividade, permite que o aluno se expresse de outras formas além da oralidade ou escrita, porque existe o componente ilustração. Mesmo não tendo muita habilidade para desenhos, a maioria dos alunos gostam de desenhar.


Estamos na fase de construção pois nosso laboratório de informática e sala de leitura ainda não foram entregues; nossa escola passa por um período de reformas. Ainda assim a parceria está ocorrendo em sala de aula com a montagem das histórias, correção de enredo, cenário, pesquisa e estudo de várias histórias em quadrinhos que já existem com observação de como são elaboradas, expressões dos personagens, construção e detalhes dos balões, onomatopeias.



Neste primeiro momento os resultados já são muito positivos pois o interesse dos alunos com suas histórias é instigador. Muitas idéias estão surgindo ao longo do projeto, tornando-o ainda mais rico. Todas as histórias serão construídas e publicadas, com os recursos do laboratório de informática e softwares como Hagaque offline, Power point, Word ou Pixton e ToonDoo on line. 

Vamos aguardar a publicação dos trabalhos e mostramos por aqui.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Capacitação de Rugby no CEU Casablanca



Atendendo o que dispôe a Lei de Incentivo ao Esporte Escolar, neste final de semana dias 11 e 12 de abril, alguns professores de Educação Física da rede inscritos de acordo com Diário Oficial, se encontraram no CEU Casablanca para um curso de capacitação em Rugby tag, promovido pela HURRA! Os educadores que ministraram o curso foram Leandro, Eduardo Paulino e Letícia


A Diretoria de Capela do Socorro contou com a participação de alguns professores de nossa região: Renato e Julie (Joaquim), Ciriaco (Pegoraro), Dora (Teodomiro), Marcos (Plácido), Aline (Olegário), Simone (Almeida Jr). Uns já desenvolvem a modalidade e outros foram conhecer para aplicar. 




Uma proposta muito interessante da Hurra! é que além de difundir o esporte, capacitar professores, eles ainda dão suporte na escola, indo até as unidades para acompanhar/ orientar as atividades, sendo assim um curso diferenciado pois é possível contar com uma assessoria permanente dentro de cada realidade.

O curso aborda deste a parte de histórico, regras, conceitos filosóficos, até a parte de vivências que torna muito dinâmico e divertido inclusive, pois professores de educação física adoram estes momentos.


Um detalhe muito curioso é que apesar do Rugby a primeira vista parecer violento, as leis do esporte impedem o contato, sendo portanto muito menos lesivo que o futsal ou handebol por exemplo. O objetivo do Rugby escolar é a retirada de uma fita que fica ao lado do corpo dos jogadores: Tag, e esta só pode ser retirada quando o jogador está de posse da bola. Neste momento a partida é interrompida naturalmente por um gesto do atleta que deve obrigatoriamente ser muito respeitoso.







Demais detalhes poderão ser visualizados em alguns momentos dos registros feitos durante a formação; a qualidade da filmagem não está boa, mais dá para se ter uma idéia do desenvolvimento.



1ª Reunião Crece Capela

Aconteceu nesta sexta dia 10 de abril na sala de reuniões da DRE Capela do Socorro, a primeira reunião anual do CRECE - Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola, sob mediação dos representantes regionais Edvaldo (supervisão) e Andreia (Programas Especiais). Andreia representa o seguimento dos pais uma vez que sua filha é aluna da rede municipal.

O convite foi estendido para todas as unidades educacionais para que dois conselheiros de cada uma estivesse presente para discussão de assuntos do interesse de todos e fundamentais para as escolas. A orientação é da participação de um pai ou aluno e um servidor (técnica, apoio ou professores).

A princípio foi esclarecido as funções do órgão, sua estrutura e funcionamento. A seguir a importância do fortalecimento do Conselho dentro das escolas e a legislação em vigor tanto em âmbito municipal, estadual quanto federal.

Um grande compromisso sem dúvida, é trazer e manter a participaçao efetiva dos pais e ou responsáveis pelos alunos no C.E. (conselho de escola), sendo eles inclusive a maioria no órgão. Gestão democrática é isso!

Todas as dúvidas foram sanadas com vários questionamentos, sendo que todos os participantes saíram com uma importante tarefa para o próximo encontro agendado para dia 12 de maio: que tipo de ações poderão ser feitas para um Conselho "forte e atuante"? Elaboração e apresentação do regimento do Conselho, com as normas que o regem desde sua formação até suas decisões coletivas em todos os tipos de assuntos.

Achamos essa cartilha digitalizada no acervo Paulo Freire, interessante.


sábado, 4 de abril de 2015

Projeto Cantando e Encantando: Aulas de violão




Agora são dois professores para atender todos os interessados.













O professor Marcelo Bernardo a exemplo do ano anterior, continua atendendo os alunos dos 8ºs e 9ºs anos. A quantidade de alunos de outras turmas procurando o curso era muito grande e não tinha como todos participarem.


Percebendo a grande importância desse tipo de projeto e como pode contribuir para nossos alunos, o professor Fernando topou dar aulas para as demais turmas.  Os horários estão fixados no pátio mas iremos publicar por aqui e em outros canais para que todos tenham conhecimento.




O período de inscrição já passou mas ainda restam algumas vagas. Você não pode ficar de fora.




Não precisa ter violão pois a escola tem alguns, mas se desejar pode trazer o seu. 






As aulas já começaram e essas imagens são de alguns momentos. Outras muitas virão, aguardem.



Pintando um mundo melhor ou pelo menos mais colorido 2015



Sobre a orientação do professor Marcelo Bernardo, o projeto "Pintando um mundo melhor ou pelo menos mais colorido" já retomou suas atividades.










Nossos artistas olhando o Teodomiro  de cara nova percebem um
mundo de possibilidades.         


Todas as técnicas são desenvolvidas nas aulas e a criatividade aflora revelando o potencial que nossos alunos possuem, para diversas áreas diferentes.




Devemos sempre incentivar nossos alunos, para que esses talentos todos não fiquem no anonimato.

Os horários com as novas turmas serão divulgados e as vagas estão disponíveis. Procurem o professor para retirada das autorizações. Estaremos sempre por aqui divulgando esses trabalhos maravilhosos e momentos de aulas.


Não percam essa oportunidade de deixar o mundo mais lindo ou pelo menos mais colorido.


Turmas de treinamento

O projetos já estão bombando em nossa escola, para todos os gostos e aptidões: Bandas e Fanfarras, Violão, Coral, Dança, Xadrez, Nas Ondas do rádio, além dos projetos de reforço de português e matemática. Agora com a chegada da professora Marcela teremos também Capoeira, Futsal e Ginástica Artística.

Todas essas atividades extra  classe devem ser realizadas fora do horário de aula. Procure os professores responsáveis e faça sua inscrição. Cada aluno poderá participar de até três projetos diferentes. Organize seus horários e participe.

Vejam abaixo alguns horários das turmas de treinamento, em breve divulgaremos as demais atividades: