sexta-feira, 29 de abril de 2016

1° Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora



I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora 

A recepção não foi das melhores, em espaço contratado, a expectativa era para ser recepcionado uns 170 POEI`s, contudo gerou desconforto, veio um número muito maior de participantes, ainda que de último instante no decorrer do encontro, adentraram com mais cadeiras e ainda sim ficaram muitos de fora da sala, esta comum de aula da Universidade Nove de Julho, na Barra Funda. Assim deduzo que os encontros regionais nos CEU`s são mais oportunos. 

Mas se tratando de um 1º Seminário, foi positivo os diversos depoimentos de praticas dos projetos que se tornam um currículo efetivo, sendo mais significativo e oportuno é dar sentido em atribuir e a qualificar a função do POEI em um articulador em viabilizar ações, que venham de encontro aos anseios e expectativas dos projetos e, não ser um mero orientador, assim buscar viabilizar, espaços, recursos às praticas em ambientes acolhedores e transformadores.

 Assim em outro aspecto, foi pontuado dificuldades de ordem burocrática e legislativa na organização e realização, por ser algo novo, ou renovado, sendo que se faz necessário uma visão, um olhar diferente, do ensinar, do aprender, do educar e do fazer, assim saber. 

Texto: Profº Marcelo Bernardo

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Curso Imprensa Jovem Telecomunica



                                
imagens: Breno Vinicius 3º E
 Alguns alunos dos 6° ANOS  da escola E.M.E. F.DES. Teodomiro Toledo Piza estão fazendo o curso Imprensa Jovem online

      No curso imprensa jovem os alunos estão aprendendo sobre telejornalismo e jornalismo. E Dentro deste curso de 2016, nós fazemos questões com a tutora “Thaís Brianezi” e pegando experiência junto com ela. Nós trabalhamos com Módulos, Tópicos e Desafios.


   No tópico 1 nos discutimos sobre: as TV’s como concessões publicas!

   No tópico 2 nós discutimos sobre: TV Aberta e telejornalismo.

   No tópico 3 nós discutimos sobre: Os olhares do telejornalismo para a realidade.

   No tópico 1 e 2 teve desafios opcionais, o primeiro desafio foi um texto com o tema: Vamos conversar sobre a televisão? E o segundo desafio foi: Comparar duas matérias!

   No módulo 1 aprendemos a comparar matérias, aprendemos o que é concessões, aprendemos qual é a importância da televisão. Resumindo aprendemos muitas coisas apenas no módulo 1 e esperamos aprender cada vez mais nos próximos módulos.


CONTAGEM DE HISTÓRIAS



 
    A contagem de história ocorreu no dia 08/04/2016 na E.M.E.F. Des. Teodomiro Toledo Piza, na sala de atividades corporais da escola com os alunos do 6º ano D.

    Antes da data, a professora Maria José da sala de leitura, emprestou alguns livros de contos, alguns livros foram iguais, porém foram contadas histórias diferentes.

   “Eu gostei por que foi a minha primeira atividade dessa forma  e nos incentiva a ler livros” disse Ana Beatriz do 6º ano D em uma entrevista.



     Na data, nós do 6º ano D, fomos a sala de atividades corporais. Todos nós fizemos uma roda.Alguns sentaram outros deitaram. A professora Gislene foi chamando pelas duplas que foram formadas no inicio do bimestre. Cada dupla contou a sua história escolhida.


   Porém não era para ler o livro na hora, e sim, era para fazer um resumo da história que teria que ler em casa.


    No final, todos  nós conversamos e a professora falou sobre o seu objetivo. E também alguns alunos contaram historias de família, uma mais engraçada que a outra.


     A professora teve a ideia que no segundo bimestre teria uma “contagem de história de família”. 

     Também fizemos uma entrevista com a professora Gislene sobre o proposito dessa atividade.

domingo, 3 de abril de 2016

Projeto xadrez

O Projeto xadrez acontece em nossa escola desde 2010. Parou por dois anos e retornou em 2013 com a força total  atendendo o pedido da diretora dona Iara que já tinha ouvido falar muito bem dele.





O xadrez é uma importante ferramenta pedagógica tanto para o ensino da matemática, quanto para trabalhar com algumas normas de conduta porque valoriza muito o respeito entre as pessoas, segundo as palavras da professora Dora.


Um dos grandes sonhos da professora não é que a escola vença competições porque isso já foi conseguido pelas equipes de alunos anteriores, mas sim que o xadrez se multiplique na escola e atinja um número muito maior de praticantes. "Meu grande sonho é que um dia todos saibam jogar xadrez em nossa escola, inclusive Professores"  diz a professora Dora. 




Ela disse que certa vez as merendeiras estavam aprendendo em seus momentos de folga, com os alunos do projeto.


Se você quer conhecer um pouco do xadrez, os movimentos das peças e ter mais uma oportunidade de trabalhar seu raciocínio com grandes desafios, participe das aulas que acontecem todas as 2ªs Feiras das 09:25 de 10:55, às 3ªs e 5ªs Feiras das 12: 00 as 13:30 e no período da tarde, às 3ªs feiras das 14:15 de 15:45.

Você não precisa saber jogar, pois temos oportunidades para todos os níveis e no xadrez quem ensina, aprende e assim cresce a cada dia a quantidade de alunos.

Participe você também!

sábado, 2 de abril de 2016

Professora Francisca Romana fala sobre Dengue

       
Em nossa escola está acontecendo o projeto de combate a Dengue, Zika e Chikungunya. 

O objetivo do projeto é informar aos alunos sobre o ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, como se reproduz

Sempre o melhor e mais eficaz trabalho é a prevenção. Nenhum lugar é melhor que a escola para se desenvolver hábitos saudáveis e levá-los para casa.

Para ajudar na campanha devemos manter limpos os vasos de plantas com água, pneus, as garrafas devem ser mantidas de cabeça para baixo quando vazias.

Tudo isso porque o mosquito precisa de água limpa para se reproduzir, por ovos e assim vem as larvas que vão virar o mosquito.

Quando perguntamos para a professora de onde surgiu a ideia para este projeto, ela disse que atendeu a um pedido do diretor da escola, que viu a grande necessidade porque muitas pessoas estão adoecendo e está grande a contaminação em todas as regiões de São Paulo, principalmente na periferia.

Os alunos demonstraram muito interesse pelo projeto e estão fazendo cartazes, dão idéias, conversam muito sobre o assunto e estão fazendo umas maquetes dos mosquitos em material reciclável, que são as garrafas Pets.

Fizemos algumas imagens dos trabalhos dos alunos dos 6ºs e 9ºs anos e esperamos que todos gostem.

Continuem colaborando com a saúde de nossa comunidade, ficando de olho nos lugares onde o mosquito pode crescer.

Matéria produzida por: Nathália, Melissa e Ranielly 6E

Manhãs Olímpicas

No dia 1 de abril de 2016 nós alunos dos 6ºs anos do Teodomiro tivemos o prazer de visitar o estádio municipal do Pacaembu para participar do projeto manhãs olímpicas.






Qualquer pessoa pode ter a oportunidade de conhecer este projeto que acontece toda sexta-feira das 9 as 13 horas até o dia 31 de agosto.


Com o projeto podemos conhecer e práticar diversos esportes sendo eles olímpicos e paralímpicos como futebol, futebol de 5, futebol de 7, handebol, bodminton, taekwondo, judô, tênis, vôlei, vôlei sentado, atletismo, basquete e tênis de mesa. 


As modalidades apresentadas também poderao ser vistas nas olímpicas rio 2016.




Todos poderão ver as imagens produzidas pelos alunos do Teodomiro no Facebook de nossa escola: visite


Imagens: Bruno e William 7A , Matéria produzida por João Vitor 6ºF