terça-feira, 28 de junho de 2016

NAEE - Projeto AES Eletropaulo no Teodomiro


Um projeto que começou a alguns meses atendendo um convite da AES Eletropaulo nas escolas, com a proposta de trabalhar o uso consciente da energia elétrica e água, como fontes não renováveis sendo que devemos poupar para evitar as agressões ao meio ambiente.

A questão do uso racional  de energia, fica restrito não apenas à escola mas também às próprias casas. Refletir sobre os gastos com levantamento de dados, as fontes de energia, pesquisas sobre aparelhos e consumo, formas de reduzir os excessos e campanhas de conscientização, fizeram parte das etapas das atividades.

Os professores que encabeçaram o projeto em nossa escola foram Fernando de português e Francisca Romana de geografia, mas rapidamente outros professores aderiram e multiplicaram ainda mais a proposta dando origem a interdisciplinaridade.

O trabalho não ficou restrito ao universo da escola, mas os alunos foram para a comunidade  levar um pouco de suas intervenções nos arredores.

As reflexões foram armazenadas em uma capsula do tempo, que foi enterrada na área verde da escola e será reaberta em dez anos, para comparação da situação atual com a futura. Será que vamos conseguir melhorar a situação de nosso Planeta? 

Sim! É o que todos esperamos e buscamos.

Vejam o álbum com algumas imagens no Facebook.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Entrevista de homenagem aos 40 anos como professor com Antonio(Toninho)



40 anos de Teodomiro – Parabéns nosso querido profº Toninho

No mês de abril deste ano o professor de matemática que já formou gerações de alunos, completou quarenta anos em nossa escola e recebeu uma homenagem dos colegas: uma placa comemorativa.
Professor Antônio ou melhor, Toninho conversa com aluno repórter Giovanni e num bate papo bem descontraído fala sobre seu sonho com a educação para “um mundo melhor”.

A quarenta anos quando o professor começou na escola, ela tinha cerca de 2.760 alunos e era uma das três maiores da cidade de São Paulo, uma referência.

 As vagas eram muito concorridas e não tinha para todos.

Conta um pouco em seu depoimento sobre a estrutura da escola na época, com um grande cuidado com o atendimento: Dois psicólogos, coordenadora que só atendia a parte pedagógica do aluno, aquilo que é importante para que o aluno aprenda de verdade, apoio ao trabalho do professor.

O Professor percebe que hoje apesar da quantidade de alunos ter reduzido bastante, não nota a mesma atenção e isso lhe causa muita angustia.

Trabalhos classificados para a 2° fase concurso capa do caderno



Essa semana na escola E.M.E.F.DES.Teodomiro Toledo Piza e outras escolas tiveram o concurso da capa do caderno do ano escolar de 2017.

Esse ano os alunos do ensino fundamental 1 e 2 tiveram que criar um desenho sobre o tema como está o mundo atual e o mundo que queremos ou a importância da água.

Depois de pronto os desenhos que a nossa coordenadora escolheu, os pais dos autos cujas os desenhos foram escolhidos tem de assinar uma autorização de direito de imagem caso o desenho do(a) aluno(a) for escolhido para ser a capa do caderno escolar de 2017.

Depois de todo esse processo de escolha da nossa coordenadora, os desenhos escolhidos são enviados para o prefeito para a escolha ser concretizada para o desenho mais bonito ou que mostrou mais vamos dizer emoção de como queremos o nosso mundo hoje em dia, acontece mais um processo de impressão etc.

Para o desenho sortudo do(a) aluno(a) Pode virar a capa do caderno de 2017,imagine o rosto de felicidade dos alunos(as) ao saber que o seu desenho foi escolhido para virar a capa do caderno que uma grande quantidade de alunos sonha ter seu desenho na capa, de um caderno que a maioria dos alunos da sua escola usam?

 Texto de:Damille Dias

 Categorias:

           Mirim:
Raphael Aureliano Antunes.
Bianca Silva Ribeiro.
Agatha Kamilly Silva de Oliveira.
Ester Conceição de Souza.
Isabelly Moreira Muniz Alvez Castanha.
Anally Silva Pugo do Nascimento.
Clara Juliana Ferreira da Silva.
Raphael Cavalcante Silva.
Kethellyn de Souza Martins.
Daniel Clementino Ferreira Freitas.
Fabiano dos Santos Marinho.

            Infantil:
Ranielly Evellyn Cunha.
Leticia Cristina da Silva Guedes.
Beatriz Neiva de Oliveira.
Victoria Araujo Barreto.

            Juvenil:
Daniel Conceição de Souza.
Yasmin da S. Gama.
Enoque Nunes de Brito.
Laiza Caroline Santana.
Kevin R. Medeiros.
Isaaque G. da Silva Campos.
Lucas Santos de Jesus.
Patricya Alves.
Sandy Kemilly Caldas Dias.
Juliano de Oliveira Cabral.

Projeto Canto e Coral

 Canto e Coral


O professor Wellington com seus alunos dos 3º e 4º anos participantes do projeto Canto e Coral fizeram uma apresentação para nossa equipe, para demonstrar como estão ocorrendo os ensaios e desenvolvimento dos alunos.

As aulas estão acontecendo regularmente às quartas, quintas e sextas-feiras, das 12:00 as 13:00 no terceiro andar, na sala de eventos.

Vamos aguardar um novo convite para ver nossos talentosos cantores, mas enquanto isso curtam a apresentação.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Avaliação do projeto G.I.B.I.


O professor Marco Garcia da AVEBESP (Associação dos Veteranos do Basquete do Estado de São Paulo) compareceu a nossa escola no último dia 14 de junho para acompanhar o projeto G.I.B.I. (Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil) com alunos dos sextos anos.


O encontro foi na quadra coberta e contou com a participação de 40 alunos para uma avaliação com o professor.

Todos fizeram o aquecimento seguido de alongamento e alguns fundamentos com bola. A movimentação e entusiasmo dos cursistas pode ser acompanhado no vídeo feito por alguns alunos da Imprensa que estavam cobrindo.

Os sextos anos gostaram muito de terem sido apresentados para esta modalidade esportiva muito competitiva que fará parte dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


O objetivo do projeto foi cumprido uma vez que apresentou a modalidade para comunidade despertando o interesse de todos por sua prática.



Este tipo de ação é muito importante porque é justamente na escola que está toda base esportiva, de onde surgem os talentos com grande representação para o esporte nacional.

sábado, 18 de junho de 2016

II Festival de Queimada da Capela do Socorro


A DRECS (Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro) - DICEU e os técnicos do setor esportivo do SESC Interlagos foram responsáveis pelo "II Festival de Queimada da Capela do Socorro" que reuniu no dia 15 de junho, das 10:00 as 16:00 escolas da região, com participação de 28 equipes de alunos com idade entre 9 e 10 anos.


Dentre os  objetivos deste Festival de queimada temos o despertar e estimular a participação das crianças e jovens com relação a prática esportiva, promover entre os participantes a integração e o intercâmbio esportivo, incentivar o respeito às regras e adversários e claro a diversão em um local com diversos atrativos para os alunos, com áreas verdes bem cuidadas, parques com brinquedos ecológicos, instrumentos musicais com materiais reciclados, um gramado lindíssimo que dava ideias para brincadeiras de todos os tipos e muito mais.


O regulamento do evento foi discutido em Congresso Técnico entre os professores interessados em participar com acordo das regras gerais da modalidade e da competição em si.


Os jogos aconteceram na pista no campo que fica a pista de atletismo, que tem uma vista de encher os olhos de todos que chegam ao local pela primeira vez como foi o caso de vários alunos. Este espaço foi dividido em quatro quadras de queimada medindo 20 por 20 metros com marcações com cores diferentes e as equipes inscritas estavam distribuídas nelas por uma tabela. Em cada uma existia um árbitro para acompanhar os jogos e sua duração (12 minutos cada).


Em um dia de um generoso sol todos tiveram a oportunidade de confrontos saudáveis com muitas aprendizagens e novas experiências. Todos os participantes receberam medalhas e as três equipes melhores colocadas troféus. EMEF Aldina do profº Marquinhos foi a Campeã: ele nos concedeu uma entrevista falando um pouco sobre a história da queimada.


Parabenizamos a dedicação de todos os professores presentes que estavam a todo momento vibrando ponto a ponto com suas equipes. A Imprensa Teocomunica cobriu todos os espaços fazendo registros que podem ser visualizados e compartilhados no álbum no Facebook.


Um documentário foi criado com o depoimento de alguns participantes, além de um video clipe com fragmentos dos jogos de todas as equipes.



Acompanhem em nossos canais e páginas os resultados deste dia que marcou a memória dos alunos.
Bate Papo com alguns professores

Fotoclipe dos momentos dos jogos

Fragmentos dos jogos nas quatro quadras

Momento da chegada dos alunos nos jogos



sexta-feira, 17 de junho de 2016

Concurso Capa do Caderno 2016

Daniel Conceição  7º E


Nossos alunos participara das três categorias do concurso capa do caderno deste ano, cujo tema é "sustentabilidade".

Sob orientação dos professores de Arte: Carol, Helder, Marcelo todos tiveram a oportunidade de soltar a imaginação e abusar de seus talentos artísticos.

A grande dificuldade foi a comissão julgadora interna, escolher os trabalhos que seriam encaminhados para DRE (Diretoria Regional de Educação) Capela do Socorro, para concorrer com as demais escolas da região. 

Foram 15 de cada categoria. Em uma próxima fase serão selecionados os trabalhos que irão disputar com as outras 12 DREs para escolha final dos premiados que serão a Capa do material escolar de 2017.


Mirelly Nascimento 4º A

Querem ver os contemplados no Teodomiro? Vejam o Fotoclipe com as imagens e ao final o nome dos autores.

Sustentabilidade: Projeto "João e o pé de Feijão" no 1º ano E





Nossos sempre curiosos alunos repórteres percorrendo a escola perceberam uma Horta suspensa na sala 12 e mais que rapidamente pegaram seus equipamentos para investigar do que se tratava. Esta foi a matéria produzida com a entrevista dada pela gentilmente professora.

Projeto "João e o pé de Feijão" na EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza com alunos do 1º ano E sob orientação da profª Suéllen, tem como objetivo trabalhar a leitura de forma lúdica e prazerosa, explorando diversas formas de linguagem e princípios éticos, a fim de levar o aluno a refletir sobre a importância do cuidado, responsabilidade e paciência.

Dentre as diversas atividades realizadas com leitura da história, escrita, ilustrações, sustentabilidade, exploração do livro, rodas de conversa, foi plantado o feijãozinho, que foi muito bem cuidado pelos alunos que acompanharam ansiosamente pelo crescimento de suas plantinhas.

Ao final do projeto, o feijãozinho foi enviado para casa, para que o aluno desse continuidade as aprendizagens obtidas em sala de aula, colocando em prática todos os princípios adquiridos ao longo do processo.

Nossa equipe fez um fotoclipe com as imagens coletadas da turma que pode ser visualizado acima. Eles prometem que vão continuar percorrendo o Teodomiro na busca de mais curiosidades para compartilhar com todos.


Aguardem.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Reinauguração da E.M.E.F Teodomiro Toledo Piza

 No dia 7 de junho de 2016 ocorreu a reinauguração de nossa escola, com a visita do prefeito Fernando Haddad e sua equipe, mais representantes da DRE Capela do Socorro.



A reinauguração aconteceu pela ampliação da escola ocorrida em 2015. A visita do prefeito foi muito bem recebida pela escola e pela sociedade.

A escola foi bem elogiada pelo prefeito na visita as salas de aula ele mencionou: "No nosso tempo não era assim".




"Nossa escola estava em festa, muito feliz celebrando esse momento" essas foram as palavras do nosso diretor Jean .



A música "Que país é esse!" foi escolhida para ser tocada pelos alunos do projeto bandas e fanfarra sob comando do professor Alvin e os alunos do violão do professora Fernando na abertura do evento.



   O salão de festas da escola ficou lotado de convidados para assistir o evento.


 Na saída do prefeito conseguimos conversar um pouco com ele.


Festa Junina na escola Teodomiro Toledo Piza



Hoje dia 13/06/2016 os alunos do Grêmio estudantil se reuniram com a presença do diretor Jean, vice diretor Luiz Rosa, e Coordenadora Sandra, para discutir o tema: Festa Junina.

Concluímos que dia 30/06 será a festa junina do Ensino Fundamental 1 e no dia 01/07 será a festa junina do Ensino Fundamental 2, apenas internamente.

O horário e formação da festa será definido no dia 17/06 será discutido os últimos detalhes para a festa.

Também falamos sobre barracas que animarão o evento: (Tomba Latas, Boca do Palhaço, Pescaria e outras) e brincadeiras diversas (Corrida do Saco e outras).

Sendo tratado de todos os assuntos foi finalizada a reunião.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Gestão Democrática é tema de debate no Ceu Tres Lagos

Os alunos da Imprensa Jovem Teocomunica estiveram no dia 04 de junho no CEU
Três Lagos, cobrindo o I Encontro Estudantil DRECS (Diretoria Regional Capela do Socorro) que reuniu representantes dos Grêmios das escolas de toda região e convidados.

Nossa escola levou um ônibus com quarenta alunos protagonistas.



  
Nesse dia uma associação de jovens e alunos compareceram por causa de um grande debate do Grêmio no CÉU Três lagos.
   
Um tempo antes do debate, aconteceram algumas oficinas, de teatro, xadrez e dança. Depois acabando as oficinas o pessoal foi assistir ao debate e algumas pessoas da imprensa foram fotografar o evento e fazer entrevistas das pessoas que estão no debate.

O pessoal da equipe Teocomunica terminou de cobrir o evento e foram assistir ao debate no Teatro que estava com muitos alunos de outras escolas: Frei Damião, CEU Navegantes, Joaquim Bento, João de Deus, Constalação do Índio, Manoel de Abreu, Carlos Gaspar e CEU Tres Lagos.
  
Todos os alunos e visitantes foram convidados a pegar credencias com o seu nome e de sua escola, chegavam na mesa e escolhiam que oficina iriam participar.

Varias pessoas foram ao teatro para o debate, que contou com alunos representantes de Grêmio Teodomiro (Bruno), UMES (Keila), DCE USP (Lucas) e Projeto Mal Educado (Emerson) na composição da mesa.

  
Na oficina de teatro houve competições, apresentações e jogos. As competições e os jogos foram feitos para nós; aprendermos o trabalho em equipe. Conhecemos muitas pessoas e mais um jogo novo e divertido. A professora pediu para nós tirarmos o sapato e juntou tudo em um cantoela fez 3 equipes e uma pessoa de cada vez ia lá e procurava seu sapato tinha que calçar batia na mão da pessoa que estava a sua frente e  procurava o sapato e calça;  a equipe que terminasse primeiro ganhava.
  
Na oficina de xadrez nós da E.M.E.F Des.Teodomiro Toledo Piza jogamos uma partida simultânea com a professora Maria Rute, que foi 6 vezes campeã regional de xadrez  jogando contra os professores e 5 vezes campeã municipal de xadrez dos professores jogando contra alunos de várias escolas.

Quando todas as oficinas acabaram todos os alunos se reuniram para assistir ao teatro o professor Bruno e o aluno Bruno a Keila e o professor Everthon subiram a mesa de debate para falar sobre as  escolas também subiram umas 6 pessoas no palco para falar oque estavam faltando de suas escolas  o pessoal do grêmio estudantil subiram ao palco para falar sobre o que precisa melhorar nas escolas.
Um tempo atras do debate rodou um filme falando sobre ocupar a escola um “protesto” com a “#oculpesuaescola”.

Planos e metas- PME dia 07/06/2016

No dia 07 de junho no CEU Cidade Dutra, representantes das escolas da DRE Capela do Socorro das equipes gestoras, docentes, quadro de apoio e comunidade (pais e alunos).
  
A cantora Yara Barros abriu o evento com a musica “Como Nossos Pais” e a musica “Sou Caipira pirapora.” E Com certeza, foi aplaudida por todos e todas
Com a mestre de cerimônia: Villany.

  A mesa era composta pelo mediador; Edivaldo Nascimento (supervisor), E debatedores: Enéias, Benê, Donizeti e Sandro falaram sobre as metas que deveriam ser cumpridas no ano de 2026. Depois de cada um dar o seu depoimento tivemos intervenções, as pessoas que fizeram as intervenções foram: Cibéli, Renata, Mara, Dalva e o Marcos Paulo.

  Os debatedores discutiram os planos e as metas, cada um dos debatedores releram metas que tinham duvida e alugmas observações em cima dos planos.
  No final foram abertas a parte de perguntas, as pessoas que fizeram as perguntas foram: Cibéli, Renata, Mara, Dalva e o Marcos Paulo. e depois que todas as perguntas foram feitas e respondidas finalizou-se o evento com um lanche no final da noite.

        
                                   






Seminario do CRECE dia 06/06/12016

No dia 06//06/2016 (segunda-feira) um seminário foi realizado com a professora Cileda Perrella.

Neste seminário Cileda falou sobre os conselhos, e disse algumas frases marcantes como: "Escola sem partido não existe."

Disse também sobre fatos que acontecem muito dentro da escola e que acabam prejudicando os alunos,citou a luta para a participação da comunidade, sobre o agir democrático, como representar e etc.

Foi uma ótima aula, Cileda Perrella usava palavras especificas e frases mais fáceis de compreender, precisamos aprender a ser democráticos e concluir certos assuntos ouvindo o próximo.