quinta-feira, 3 de maio de 2018

Impacto da Tecnologia na Sociedade

      Impacto da tecnologia na sociedade
Repórter: Luciano Leão Dourado Junior Data: 27/04

A tecnologia está presente em praticamente tudo que usamos e fazemos. A tecnologia mudou tudo, há 72 anos o primeiro computador entrava em uso e pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 270 m². Hoje empresas investem alto para as coisas se tornarem cada vez menores, a ponto de caber no bolso da calça. Algumas são usadas para o bem e outras para as indústrias da morte. 


Para ter provas desse fenômeno bastam observar o comportamento social, os instrumentos de trabalho, os meios de comunicação e de aprendizado. E isso torna tudo um ciclo de evolução infinito, pois o mundo atual está girando em torno da tecnologia, já que isso aumenta o capital e dá poder aos mais avançados.
Temos como exemplos “Cirurgiões Robóticos” que opera com precisão a retirada de tumores em uma região de difícil acesso e liderar, em número, as cirurgias para retirada da próstata nos Estados Unidos.



Fazendo uma comparação em países avançados tecnologicamente, ficam visíveis as diferenças. A taxa de extrema pobreza (ou seja, de pessoas que vivem com menos de US$ 1,25 por dia) se situa entre “70% e 80% da população de seis PMAs (Países Menos Avançados), e entre 50% e 70% em outros dez”, como revela o informe.
A pobreza em que vivem os PMAs (Países Menos Avançados) é “um círculo vicioso”, que se traduz em “má alimentação e saúde, falta de acesso à educação, tendo como resultado uma queda de produtividade”. Mas em 1970, a ONU criou a categoria PMA para que os países mais pobres do mundo tivessem direito a mais apoio financeiro e ajuda internacional do que os países em desenvolvimento. Países na classe PMA vivem com menos de US$ 1,25 por dia, enquanto em países avançados, isso não chega nem perto do mínimo.
Outro efeito bem visível e preocupante a população é a obesidade. O desenvolvimento mudou coisas rotineiras do povo como hábitos rotineiros do ser humano. Funções simples como ir ao supermercado, pagar as contas, e até mesmo fazer compras de roupas e sapatos podem ser resolvidos pela internet. Para Bruno Dutra, 21, a combinação de tecnologia e sedentarismo influenciou nos seus 125 Kg. “Eu engordei 40 kg nos últimos 5 anos. Não pratico atividades físicas e resolvo tudo que posso sem sair de casa. Tem dias em que não saio do computador e qualquer que seja meu problema tento resolver pelo telefone, se não, apelo para o meu carro” , explicou Dutra.
Com a internet até a questão da fome pode ser resolvida. “Sempre que posso faço pedidos de comida online nas grandes redes de fast-food, pago com meu cartão e 30 minutos depois tenho uma refeição em casa, sei que não é saudável, mas é prático”, completou.
A psicóloga Andréia Daniel, especialista em transtornos alimentares e obesidade, confirma a ideia de que tecnologia e sedentarismo podem ser prejudiciais. “Com o avanço da tecnologia, onde não precisamos mais nem levantar do sofá para trocar de canal e resolvemos tudo apertando botões, o sedentarismo impera.”

Segundo pesquisa da EducaRede, 43% das crianças entre 6 a 9 anos têm acesso a internet em casa e 63% o fazem da escola. Dados da mesma pesquisa informam que 39% dessas crianças trocam atividades motoras (esporte, brincadeiras de rua) pelo tempo online, classificado mais moderno.
Andréia completa dizendo que são jovens como esses os obesos de amanhã, e que a obesidade é só uma das consequências que o sedentarismo e tecnologia podem oferecer. “Deixa-se para depois a saúde e a qualidade de vida, esquecendo-se da saúde física e psicológica, resultando em grandes transtornos”, comentou a psicóloga.
A Falta de Habilidades Sociais também é outra coisa importante que ditará como será nosso futuro. “Já pararam para observar como” estão ficando, o almoço de domingo, o encontro entre amigos, Às pessoas ficam o tempo todo checando o seu smartphone, iphone ou tablet, estão totalmente conectadas e imersas no seu mundo virtual, ignorando o que se passa em seu redor.



De fato é bem mais prático utilizar-se desses recursos para se comunicar; por exemplo, se precisamos pedir um favor a um colega de trabalho podemos simples e rapidamente enviar uma mensagem, ao invés de ter que emitir uma classe de respostas (levantar-se da cadeira, abrir a porta, ir até a sala do colega, olhar para o colega, falar com o colega, ver a reação do colega). As tecnologias proporcionam conhecimentos e facilidades impressionantes, mas ao mesmo tempo ela está encurtando essa classe de respostas, está afastando as pessoas, provocando um isolamento social. “O contato físico, as conversas face a face estão se extinguindo e uma geração de pessoas com um pobre repertório de habilidade social está surgindo”.








quarta-feira, 2 de maio de 2018

Há benefícios em usar o celular?

 Benefícios em usar o celular?!

 Por Yasmim Cristina, 29 de abril de 2018




 O celular é, sem sombra de dúvida, uma das mais celebradas invenções da humanidade. Hoje em dia, é muito comum, o uso do celular ser visto como um obstáculo, porém, se usarmos o celular com sabedoria e controle podemos ter muitos benefícios.
Aqui vão 5 benefícios em usar o celular de forma inteligente.

1.  Comunicação.



Há algum tempo atrás para falar com alguém era necessário ligar para o telefone fixo da pessoa, porém, o meio de comunicação evoluiu e evoluiu rápido, o telefone fixo, que antes era patrimônio declarado no imposto de renda, deixou de ser a estrela da casa.
Os celulares passaram a dominar nessa área, esses poderosos computadores de bolso podem ser usados para mandar mensagens instantâneas, fazer ligações ou até mesmo chamada de vídeo.

2.  Estudos.

 Outro ato muito comum são as pesquisas online, uma pesquisa realizada pela rede colaborativa para estudantes universitários Passei Direto traz levantamento sobre comportamento de estudantes em relação aos estudos.

 A pesquisa confirmou que o uso do celular para estudo é um ato adotado pelos estudantes, entre eles 87% afirmaram que fazem pesquisas on-line. Antes de uma prova por exemplo 57% dos estudantes acessam seus aparelhos eletrônicos.
Para finalizar, aqui vão 5 aplicativos para você estudar em seu celular.
Duolingo – É um aplicativo muito interessante que tem o objetivo de te ensinar novos idiomas (incluindo inglês, espanhol e francês)
Imaginie – Aplicativo para redação e correção
AppProva – Aplicativo de estudos e simulados de prova (Enem)
Cola matemática – Aplicativo para estudar matemática.
Coursera – Esse aplicativo é voltado para cursos online gratuitos, com temas como programação de computadores, empreendedorismo, negócios, ciência de dados, martketing, música, nutrição e mais uma infinidade de opções, desenvolvidas para que você tenha um estudo completo e gratuito.
Além desses e muitos outros aplicativos é possível encontrar vídeo aulas em sites. Agora eu quero ver qual vai ser a sua desculpa para não estudar!


3.  Emergência.

 Os telefones celulares têm sido de grande ajuda em emergências e em tempos de desastres e calamidades naturais. Atualmente, quase todos os telefones celulares permitem aos permitem aos usuários fazerem chamadas de emergência, de modo que tais possam ser facilmente tratadas.
 Por exemplo, houve inúmeros casos onde as pessoas foram surpreendidas com desastres como soterramentos e terremotos e encontraram uma maneira de se comunicar com o uso dos seus telefones celulares. Ele é muito útil nesses casos é um ótimo benéfico do celular!

4.   Desperta o interesse em conhecer novas línguas.

 No cotidiano, nós podemos nos deparar com diversas coisas que não somos acostumados a ver, como por exemplo, pessoas que falam outro idioma, filmes estrangeiros, jogos em inglês.
 Com isso, desperta uma curiosidade em querer aprender um novo idioma e isso fará a gente querer estudar e entender o que aquelas pessoas estão falando.

 Isso ajuda bastante nos estudos, pois hoje em dia a maioria das coisas que vemos são estrangeiras. Quando saímos nos deparamos com restaurantes, lojas, com nomes em inglês por exemplo.
 E podemos aprender algumas frases com algum idioma diferente escutando simplesmente uma música, ou assistindo um filme ou jogando algum jogo.


Na escola podemos aprender o inglês escutando música. Os alunos estão sempre cantando, dançando e tocando músicas nos seus celulares a até criando sons com canetas e outros objetos que eles têm na sala de aula.

 A música cria um ambiente confortável, algo que os alunos já estão acostumados no dia a dia. A música pode definir o humor e reforçar bons sentimentos de uma turma, quando o uso for planejado e consciente sabendo o objetivo maior é a aprendizagem.

 Através do acompanhamento e repetição das letras, os alunos vão aprendendo a música e a pronúncia correta, mesmo que ainda não consigam compreender todas a palavras muito bem em sua língua nativa.
Dessas e várias outras formas, os celulares podem despertar uma vontade de aprender outras línguas.

5.   Estimula hábitos de leitura.
 A tecnologia não é algo inútil. Ela estimula bastante a leitura entre os jovens hoje em dia. Hoje podemos ler livros a partir de e-books que são os livros digitais. Temos a possibilidade e a facilidade em acessar obras literárias em tablets, smartphones e audiolivros.
 São opções práticas e que motivam o aluno por não exigir que ele saia da frente das telas digitais, além de, no caso do audiolivro, promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Os e-books podem apresentar com mais facilidade variados temas de interesse, não apenas para o público infantil, como também podem contribuir para a aproximação entre as crianças e os pais em hábitos de dormir, por exemplo. A leitura ainda em conjunto estimula, ainda, a socialização e a comunicação das crianças. Literatura é o futuro, o futuro pode estar na sua frente neste momento, basta saber aproveita-lo.


 O celular não é algo inútil, não é um simples passatempo ou simplesmente uma barreira, pelo contrário, se for bem aproveitado pode nos trazer grandes benefícios.

 A tecnologia ainda irá evoluir muito e nos trazer funções bastante úteis. O gerente de Desenvolvimento de Negócios para Educação da Intel Edmilson Paoletti diz:
“...A educação pode ser transformada por meio da tecnologia, principalmente, por alterar a forma como ocorre o processo de ensino e aprendizagem. Ela sempre teve e ainda terá um papel fundamental daqui para a frente."
 A tecnologia não foi criada para prejudicar ninguém, mas sim, feita para informar, ajudar, entreter e etc.
 Use a tecnologia a seu favor!