sexta-feira, 26 de junho de 2009

MARAVILHAS DA NOSSA TERRA

25 de janeiro de 1554, por ordem do padre Manoel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, um grupo de 12 jesuítas (entre os quais o padre José de Anchieta) ergueu um barracão no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí...
Ali, num local estratégico dos campos de Piratininga, pretendiam converter ao cristianismo os índios que habitavam a região. Estava fundado o Colégio de São Paulo que originou a cidade de mesmo nome - hoje a maior metrópole da América do Sul.
Aos poucos, ao redor do colégio, formou-se um povoado de índios cristianizados, elevado à categoria de vila em 1557. A região tornou-se uma espécie de ponto de partida para os portugueses que - depois de subir a serra do Mar, vindos das vilas de São Vicente ou de Santos - pretendiam desbravar o sertão brasileiro em busca de ouro e de pedras preciosas. Quem procura acha e, de fato, as expedições partidas de São Paulo - as Bandeiras - acabaram encontrando ouro na região que ficou conhecida como Minas Gerais, mas só no século 18.
São Paulo ganhou a condição de cidade em 1711, mas, a partir daí, estagnou-se, enquanto se desenvolviam as cidades mineiras de Vila Rica, Sabará e São João Del Rey. Somente no século 19, mais precisamente em 1828, quando foi inaugurada a Faculdade de Direito, a cidade voltou a adquirir importância nacional, processo que iria se acelerar no final do mesmo século e no começo do seguinte, com o desenvolvimento da cultura do café e da industrialização, respectivamente.
Quanto ao velho Colégio, continua em pé até hoje. Certamente, não é a antiga palhoça erguida por Anchieta e seus companheiros, embora uma parede de taipa da época tenha resistido ao tempo e lá esteja, exposta à visitação pois o prédio transformou-se num museu. Atualmente, o local se chama Praça do Pátio do Colégio e merece ser conhecido por todos os brasileiros, havendo possibilidade. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".
Sua região metropolitana possui 19.223.897 habitantes, o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo.
Convidamos você para descobrir a história , os costumes, as artes e o patrimônio cultural de São Paulo. Ao navegar pelo site www.violatropeira.com.br você conhecerá mais um pouco da trajetória dos bandeirantes, tropeiros.
ALGUMAS PRECIOSIDADES DA NOSSA TERRA






Virado à paulista

Ingredientes:


1 kg de feijão mulatinho selecionado e lavado
3 folhas grandes de louro
6 dentes de alho socado
2 cebolas bem picadas
1 ramo de cebolinha verde
1 kg de toucinho defumado picado sem o couro
Farinha de milho (amarela ou branca)
1 colher de sopa de sal
Modo de fazer:
Cozinhe o feijão em 3 litros de água com 1 colher(sopa) de sal, o louro e o couro do tocinho, até que os grãos estejam macios, porém, inteiros.Pique o toucinho e frite-o até obter torresmos bem sequinhos e reserve. Doure o alho na gordura dos torresmos junto com as cebolas picadinhas. Misture este refogado com os grãos de feijão (apenas os grãos). Acrescente a cebolinha picada e 3 xícaras com o caldo do feijão. Abaixe o fogo e vá adicionando a farinha de milho, mexendo sem parar com uma colher de pau até obter um virado bem úmido.Sirva bem quente com os torresmos por cima e com o acompanhamento de arroz branco, couve picada e refogada e ovo frito.
Bom apetite!


Um comentário:

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.