quarta-feira, 3 de junho de 2009

MINHA TERRA 2009

O QUE É O PROJETO MINHA TERRA?
A Fundação Telefônica, por meio do portal EducaRede, abriu as inscrições para o Projeto Minha Terra 2009. A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de uma metodologia que transforma alunos e professores em repórteres e editores de informações que valorizam a cultura das cidades onde vivem.
Podem participar professores e alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Ao final, os conteúdos produzidos serão reunidos em um livro e um CD-ROM.
Este projeto vai proporcionar a troca de experiências entre professores e alunos de todo o País por meio da Internet. Em uma comunidade virtual de aprendizagem criada dentro do portal EducaRede (www.educarede.org.br), será possível pesquisar e partilhar as características peculiares dos lugares disponibilizados na rede pelos próprios membros.
O objetivo do projeto Minha Terra é privilegiar a divulgação da cultura de cada região e na produção e publicação de textos e imagens na web. A comunidade virtual está organizada como uma grande redação online, com professores e alunos das escolas participantes sendo convidados a atuar como "chefes de redação" e "repórteres", respectivamente.
As ferramentas interativas disponíveis na comunidade virtual adotam jargões próprios do jornalismo, como Blog da redação, Mochila do Repórter e Rádio Minha Terra. A proposta do projeto é estimular o pensamento crítico dos jovens para que atuem não apenas como espectadores no contexto social do Brasil, e sim como protagonistas. Os alunos propõem e realizam projetos de intervenção social em seu meio.
A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de três aprendizagens: pesquisa na rede, comunicação digital e publicação de conteúdos. O “Minha Terra tem como tema principal a memória e a cultura regional, reunindo as produções dos participantes em torno da infância, costumes domésticos, cotidiano do mundo do trabalho e celebrações religiosas.
O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e já conta com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação de Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O projeto Minha Terra já foi desenvolvido no Estado de São Paulo entre 2004 e 2007, com a participação de cerca de 1.700 escolas e mais de 75 mil alunos da rede estadual de ensino.
TEMAS : Eixos temáticos sugeridos para pesquisa

CIDADE e TRABALHO
Formas e situações de trabalho na sua localidade: oportunidades para os jovens, emprego e desemprego, principais ocupações profissionais da região, cotas em empresas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
CIDADE e CULTURA
Manifestações artísticas vividas pela população local: música, pintura, dança, festas. Espaços culturais. Cultura digital.
CIDADE e QUALIDADE DE VIDA
Sustentabilidade e consumo consciente, recuperação e preservação do meio ambiente, recursos naturais e energéticos, lixo e reciclagem, alimentação.
CIDADE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Questões relacionadas aos movimentos sociais liderados por jovens e organização política e social da cidade.
Nossos alunos Trabalhando no projeto



Um comentário:

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.