domingo, 31 de outubro de 2010

Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne


Este é outro livro voltado ao público infanto-juvenil. Trata-se de uma aventura de ficção científica escrita pelo mestre deste gênero, Júlio Verne. O livro em questão é o “Viagem ao centro da Terra”.

A aventura se passa durante a segunda metade do século XIX. A princípio basta sabermos que o jovem Axel vivia em Hamburgo (na Alemanha) com o excêntrico tio, o professor Lidenbrock, especialista em mineralogia, a bela Graüben (afilhada de Lidenbrock) e da empregada Marthe. Axel conhecia razoavelmente de minérios, já que auxiliava o tio, um mineralogista dos bons.

A trama tem início logo após Lidenbrock ler um intrigante manuscrito (em rúnico) de um autor islandês do século XII, Snorre Turleson. O professor manifesta a Axel o seu encanto pela leitura que acabara de fazer, quando um velho e amassado pergaminho cai do antigo volume. Enigmáticos caracteres estão nele registrados... O professor passa um bom e angustiante tempo tentando decifrá-los... Mas, surpreendentemente, é Axel quem faz a revelação... O professor fica fascinado com a orientação que surge: descer à determinada cratera do Sneffels, um vulcão islandês, antes do início de julho, para atingir o centro da Terra.

Axel argumenta que, pelo fato de Arne Saknussemm, autor do pergaminho e da façanha de ter chegado ao centro da Terra, ter sido alquimista não deviam dar-lhe tanto crédito... Mas o professor convencia-se do contrário e, mais tarde, concluiu que exatamente por ser alquimista (em tempos de perseguições religiosas) recorreu aos códigos enigmáticos. Para o professor tudo se encaixava perfeitamente... Para ele, era certo que deviam seguir viagem rumo ao centro da Terra.

O texto é rico em detalhes que descrevem os locais por onde a dupla passa, os vilarejos e os tipos locais com seus costumes não escapam à narração... Para a expedição final, o professor contrata o islandês Hans que, com silencioso altruísmo, segue para auxiliar como guia...

A edição que li, FTD, é uma tradução e adaptação de Walcyr Carrasco, que apresenta comentários sobre as diversas informações apresentadas por Verne. Carrasco tem o cuidado de atualizar os dados que à época de Verne eram conhecidos. Até por isso o livro é legal. Pode ter certeza de que em nossa sala de leitura você encontra este título.
Um abraço,
Prof.Gilberto

3 comentários:

  1. Ja li este livro e recomendo muito bom :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilberto, ótima dica... esse eu li umas três vêzes porque adoro ficção científica até hoje.
    Sempre fico imaginando essa viagem... sei que viraria cinzas mas adoraria a paisagem no caminho, rs. Beijos e estamos adorando as dicas de leitura e programas.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bem interessante,Pois fala sobre uma ficção Cientifica.As dicas do professor Gilberto sempre são otimas para a classedo Infant Juvenil.
    Só de ler o nome já acho que é bom de mais.

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.