Hoje comemoramos a Proclamação da República em nosso país.
Muita gente ainda confunde a data ou o episódio histórico celebrado no dia de hoje... Para um melhor entendimento temos mesmo de recorrer à História de nosso país. Não tem outro jeito.
Nessa data, em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Até então o nosso país era uma Monarquia e Pedro II era o rei desde 1840. Antes, o Brasil teve o governo de Pedro I (1822-1831). Ainda há uma longa História da Monarquia em nosso país, mas isso e outros assuntos (revoltas republicanas, as transformações sociais e econômicas da época, os grupos que se envolveram no processo de derrubada da Monarquia) ficam para outras ocasiões.
A imagem à esquerda é de Pedro II
Então, uma primeira constatação que se deve fazer é exatamente essa: houve uma mudança na Forma de Governo. Antes havia a Monarquia... A partir da proclamação de Deodoro, o rei teve de deixar o Brasil... Se você fizer uma pesquisa verá que desde a Proclamação o nosso país já teve vários presidentes... Nem todos eles foram escolhidos por voto direto da população, como acontece nos dias de hoje.
Uma das mais importantes significações da República como Forma de Governo é exatamente a de que o poder (governo) é definido pela vontade do povo; dizemos que o poder emana do povo. Ao tempo da Monarquia esse poder não era assim definido porque dependia da hereditariedade, quer dizer, além de o rei governar enquanto tivesse saúde e vontade, todos já sabiam quem seria seu sucessor.
Outra importante significação da República é a de que ela trata de administrar o que é público, o que é do povo. Então, nada como escolhermos diretamente, através do voto, aqueles que governam e administram a coisa pública. Não é mesmo?
A imagem à direita é do Marechal Deodoro proclamando a República
Um abraço,
Eu acho que está serto, o povo tem que escolher que vai governar o nosso país. Por que um país não é do presidente que o governa, ele é do povo que vive nele.
ResponderExcluirEu achei super importante essa postagen,Pois muita gente(Inclusive eu)Não sabia o verdadeiro motivo desse feriado.Alem disso é importante saber como os povos antigos se consentravam na politica.
ResponderExcluirUm grande
abraço
Mayara
Parabéns Adriano, ótima reflexão que você fez a respeito da publicação do prof Gilberto.
ResponderExcluirAbraços
Dora
eu adorei o que voce escreveu sobre a publicação e da população do texto.
ResponderExcluirfoi bom profssor Giuberto parabens com sua isplicaçao aprendi muita coisa Obrigadaaaaa
ResponderExcluir