sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre o 19 de Novembro


Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

As palavras acima fazem parte do Hino à Bandeira Nacional, de autoria do poeta Olavo Bilac.

Aí está: Hoje, 19 de novembro, celebramos o dia da Bandeira. Ela é um dos símbolos de nossa pátria... E sua data tem a ver com o dia em que ela foi oficialmente adotada, em 1889.

É exatamente

o que você está pensando...

Poucos dias depois da Proclamação da República (15/novembro) definiu-se qual seria a Bandeira do país.

É... Mas não foi tão fácil assim...
Muitos projetos de bandeira foram rejeitados. Entre eles, uma com listras em preto e branco, com um mapa do Brasil no alto... Mais uma vez você acertou! A bandeira do estado de São Paulo foi inicialmente um projeto para o pavilhão nacional!

Os republicanos que colocaram fim à Monarquia em nosso país se inspiravam muito nos Estados Unidos... Não é por acaso que o nome oficial do país a partir da primeira Constituição foi República dos Estados Unidos do Brasil... Muitos queriam que a bandeira de nosso país fosse semelhante à daquele país, só que nas cores verde e amarela. Ela ficou conhecida como “Bandeira provisória da República”.

Por fim, os republicanos adotaram um modelo baseado na antiga bandeira, da época da Monarquia, mas em vez dos símbolos representativos da Monarquia, adotou-se a esfera celeste com o lema do Positivismo (Filosofia adotada pelos republicanos daquele tempo): Ordem e Progresso. O céu ali representado era o da noite de 19 de novembro de 1889. A Bandeira não tinha a mesma quantidade de estrelas da atualidade (27), já que cada uma representa um estado da Federação e o Distrito Federal... Vocês devem saber que a quantidade de estados já foi menor... Em 1889 a bandeira foi desenhada com 21 estrelas.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.