terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO É DIA DA MULHER












História


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

7 comentários:

  1. Muito interessante este Texto sobre as mulheres , é legal por que fala sobre : espancamento e ameaças sexuais .
    E também fala como que que começou a historia deste dia que é muito importante para algumas mulheres , apesar de ter algumas mulheres que não gosta deste dia . Porque : Não é pra ser só serem respeitadas as mulheres neste d ia e sim em todos os dias , porque não adianta se respeitar só neste dia , e sim em todos os dias .
    E é muito legal homenagear as mulheres porque , são elas que dão a luz ( são elas que da a vida a um bebê )

    Feliz dia da mulher ( atrasado ) para todas as mulheres deste mundo !
    Isabela 7ª C

    ResponderExcluir
  2. O dia internacional das mulheres e muito importante se não fosse pelas mulheres nos não estaríamos aqui.
    Ass: Joyce 7ªc

    ResponderExcluir
  3. Um dia me falaram que, dias como: Dia da Mulher, Dia da Consciência Negra e etc.. É comemorada, mais toda comemoração tem um por que. Por que será o dia das mulheres é uma comemoração? Porque no mesmo dia em anos atrás, aconteceu algo com elas? Por que normalmente os homens eram quem mandavam, elas não podiam fazer nada, proibidas de trabalhar. Hoje em dia, certas profissões podem por dizerem em mulheres, dizeres que não são verdadeiros.
    No Dia dos Negros a mesma coisa, porque será que é comemorado? Porque simplesmente os homens brancos os maltratavam, eram tratados como seres insignificantes, simplesmente escravos.
    Por que será que não existi Dia dos Homens? Porque não aconteceu nada com os homens e especialmente brancos no passado, a democracia não era nada boa, e ainda mais nesses assuntos.
    Atualmente, a democracia esta melhor, ainda não esta ótima mais com o tempo, todos os direitos das mulheres serão postos para funcionar. Pra que comemorar? Mais eu comemoro, dou presentes para minha mãe, por que simplesmente ela merece não só um presente, e não um dia apenas, e sim muitos presentes, em todos os dias da vida. Não só presentes em caixas e enfeites, e sim presentes pronunciados e mostrados fisicamente.
    Feliz Dia das Mulheres, para todas as mulheres.
    Luana 7ªC

    ResponderExcluir
  4. Dia internacional da mulher é muito importante
    pois sem as mulheres acho q não seria na o mundo.
    são importantes para o para tudo acho q os homens não são tão importantes assim como todo mundo fala. obrigado achei imteressante os comentarios.valeu assinado. jean

    ResponderExcluir
  5. WILLIAM ANDEM 7°C
    MUITO INTERESSANTE SOBE A HISTORIA DO DIAS DAS MULHERES POR QUE SE NÃO FOSSE AS MULHERES PARA FAZER A GREVE AS MULHERES NÃO TERIAM O DIEITO DE TRABALHAR IGUAL OS HOMENS

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, as mulheres têm direitos iguais. Mas não respeitamos como devíamos. Ainda não há o reconhecimento da mulher trabalhando. O homem sempre ganha mais que a mulher, mesmo trabalhando na mesma função.
    Ass:Jonathan & Yan 7ªC

    ResponderExcluir
  7. Mulher...

    Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
    Que divide sua alma em duas
    Para carregar tamanha sensibilidade e força
    Que ganha o mundo com sua coragem
    Que traz paixão no olhar
    Mulher,
    Que luta pelos seus ideais,
    Que dá a vida pela sua família
    Mulher
    Que ama incondicionalmente
    Que se arruma, se perfuma
    Que vence o cansaço
    Mulher,
    Que chora e que ri
    Mulher que sonha...

    Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
    Cheias de mistérios e encanto!
    Mulheres que deveriam ser lembradas,
    amadas, admiradas todos os dias...

    Para você, Mulher tão especial...

    Feliz Dia Internacional da Mulher! 7ªD

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.