sexta-feira, 27 de maio de 2011

28 de maio - Dia Mundial do brincar


Brincar é coisa séria


A importância de brincar

Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.

Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…

Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.

12 comentários:

  1. Puxa vida que bacana; caiu certinho as atividades que estamos fazendo na educação física com esse dia hein? Pois é, quando crescemos sentimos muita falta das nossas brincadeiras de infância; dá muitas saudades. Por isso não perca a oportunidade de brincar e ria muito com elas. Brinque sozinho, acompanhado, com e sem brinquedo, o importante é se divertir.
    Adorei o texto e o tema, beijos.
    Dora

    ResponderExcluir
  2. gostei muito dessa postagem nos podemos brincar com ou sem briquedo sozinho ou com acompanhate o importante é nos se divertimos

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito legal porque todas as crianças gostande brincar sorir e ficar feliz ygor tavares da silva 5A

    ResponderExcluir
  4. Essa postagem é muito importante para as crianças que gostam de brincar .As crianças podem brincar com ou sem brinquedo sozinho ou com alguém pode brincar em qualquer lugar em qualquer tempo etc .
    Wesley silva 5D

    ResponderExcluir
  5. Esse texto e muito e da para sabemos que brincar e importante e todos temos que brincar e o texto e bem legal mostra um pouco mais do que é brincar.
    Beijos Gabriela 5ªD

    ResponderExcluir
  6. esse texto é muito legal gostei de saber mais sobre brincar foi legal por isso estou comentando gotei muito mesmo pesso briga há profesora dora que há monitora de tudo isso e o profesor Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. eu gostei muito desse texto eu tanbem gosto muito de brincar

    ResponderExcluir
  8. Realme brincar e muito importante para qualquer criança.Brincar pode ser para qualquer idade

    ResponderExcluir
  9. Eu Achei Muito Legal E Espero Que Continue Assim Bjsskkkl FIca Com Deus Ana Carolina 5a

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei deste texto pois eu lembro na 3 terceira serie

    ResponderExcluir
  11. esse texto e muito legal eu aprendi a inportancia de brinca

    ResponderExcluir
  12. eu gostei dora foi legal.

    igor santos gomes 5A

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.