quinta-feira, 11 de abril de 2013

Inclusão em nosso LIE

 

Iremos socializar com a comunidade escolar, algumas práticas de atividades realizadas com nossos alunos de inclusão no laboratório de informática.
São atividades simples utilizando os recursos disponíveis em nossas máquinas, contribuindo para a formação do aluno nas aulas regulares. O grau de dificuldade difere de acordo com a deficiência e nível de cada um, ou seja, respeita suas particularidades.

  


NOME DA ATIVIDADE:  Alfabetizando com Libras



OBJETIVO DA ATIVIDADE:

  •  Aumentar o acervo de palavras para a aluna DA que ainda não se comunica com esta linguagem e sim apenas gestos. Aluna ainda não sabe ler e escrever.
  •  Navegar e apresentar a aluna o dicionário de libras disponível na WEB e forma de acessá-lo.  http://www.acessobrasil.org.br/libras/
  •  Explorar as formas de pesquisa na internet, seleção de informação e união dos dados coletado em um único espaço.



DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: 

No laboratório de informática, aluna irá construir um dicionário virtual em libras, com auxílio do navegador da internet para pesquisar as imagens dos objetos e do sinal correspondente em libras.

Com o programa Power point, em cada página será colocada uma palavra, sua imagem e o sinal em libras, assim a aluna será alfabetizada gradualmente com as possibilidades de aumentar seu acervo, apropriando dessa forma de comunicação, respeitando-se suas particularidades como ocorre em formação de frases, formatação gramatical diferente.

Percebemos possibilidade desta atividade romper as paredes do laboratório de informática, sendo oportunizada em outros espaços através de parcerias estabelecidas.





NOME DA ATIVIDADE:  Mosaico com paint



OBJETIVO DA ATIVIDADE:

  • Coordenação motora com o mouse
  • Utilizar os recursos de ampliação de tela: lupa
  • Estimular a visualização das cores.



DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

No laboratório de informática com o programa paint, aluno será convidado a selecionar as imagens definidas no paint e espalhá-las alheatoriamente na tela em branco. Como trata-se de um aluno com baixa visão, será utilizado o recurso lupa 500% para ampliação da tela, para outros casos será desnecessário.

As figuras irão se sobrepor, terão várias dimensões e quando o espaço estiver bem carregado, aluno pegará o baldinho para preencher os espaços com diferentes cores, construindo assim um mosaico bem colorido.

Os resultados destas atividades serão publicados futuramente neste espaço, aguardem e dêm sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.