terça-feira, 11 de junho de 2013

Xadrez por Equipe Capela do Socorro




No último dia 06 de junho nossa escola participou no SESC Interlagos, dos jogos de Xadrez por Equipe da Capela do Socorro, com oito equipes: Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16, masculino e feminino.
Como o xadrez ainda não é muito praticado em nossa escola, a formação das equipes foi um tanto difícil principalmente nas categorias femininas.
A partir da decisão da participação atendendo o desejo dos alunos, tivemos um tempo inferior a dois meses para nos preparar para a competição, com regras e táticas.

Nossos alunos se empenharam muito, vindo quatro vezes por semana confrontarem-se nos tabuleiros no segundo andar; ali ficou conhecido naquele momento como o "salão de xadrez"; todos chegavam e se dirigiam para lá.
Contamos com a colaboração de muitos professores para liberação dos alunos para treinarem junto com suas equipes; funcionários foram muito pacientes com o entra e sai constante e até mesmo a equipe da TB foi importunada com o passa passa do pessoal toda hora, ou melhor, fora de hora. Obrigada a todos pelo apoio e parceria!
Parabéns a todos os participantes pela excelente atuação, pela seriedade que se portaram nos treinos, pelo compromisso assumido de levar uma boa imagem de nossa escola. Foi grande o desafio e vocês encararam com muito heroísmo.

Vamos continuar nos preparando para a fase individual, onde é cada um por si, sendo que em dados momentos vocês enfrentarão e eliminarão seus próprios colegas da competição.
O resultado final, nossa posição na classificação Geral:


1º  MILTON FERREIRA com 115 pontos
2º  GENY MARIA  com 87 pontos
3º  JOAO DE DEUS  com 66 pontos
4º  VARGEM GRANDE  com 65 pontos
5º  AFRANIO FRANCO com 54 pontos
6º  ALDINA ANALIA  com 49 pontos
7º  TEODOMIRO PIZA com 40 pontos

Esse resultado pode parecer pouco expressivo, mas eram 25 escolas participantes e estamos estreando. A motivação dos alunos é contagiante, nem quiseram pausa para descansar e na segunda-feira já estavam jogando novamente.
A equipe Teocomunica fez alguns vídeos de momentos dos jogos e fez registros com fotos. Aguardem o link.

8 comentários:

  1. No dia 03 de junho estava na sala de informática quando chegaram os alunos que iriam participar do treino de xadrez, como a professora Dora não estava deixei que os alunos preparassem a sala com os tabuleiros para que todos jogassem, para a minha surpresa os alunos pediram para jogar com relógio pois na competição isto ocorreria. Eu disse que iria pegar os relógios logo que voltei um aluno do 4º ano pegou um relógio e começou a arrumar para que ele e um colega pudessem jogar, os outros alunos também pediram e eu deixei que pegassem. Os alunos sentaram arrumaram os relógios e começaram o jogo, mas o que me chamou a atenção foi o aluno do 4º ano ensinar os alunos do 9º ano a usar o relógio além do mais vi todo o conhecimento das técnicas e táticas que os mesmos possuíam. Me empolguei e resolvi arriscar jogar contra alguns, mas lhes disse que era “peladeiro” e que só sabia mexer as peças, o que achei legal que ali eu deixei de ser o detentor do saber e tive que me tornar um aprendente cheio de medos ao entrar num mundo que não domino. Para mim ali naquele momento a minha preocupação era em aprender com eles e eu estava atento a tudo que ocorria naquele espaço. Quero agradecer aos alunos que tiveram paciência comigo e que estão me ensinando a deixar de ser “peladeiro” e me tornar um jogador de xadrez

    ResponderExcluir
  2. Edna de Camargo - nº 12 3ª A11 de junho de 2013 às 20:26

    Achei muito interessante o trabalho de xadrez, e gostaria de participar pois tenho interesse em aprender jogar, o Jornal bem elaborado.
    Parabéns aos joagadores de xadrez pelo 7º lugar,

    ResponderExcluir
  3. Edna de Camargo - nº 12 3ª A11 de junho de 2013 às 20:31

    Como mencionei anteriormente, achei o Jornal bem elaborado, as fotos interessantes,e vou mostrar para meus filhos, pelo trabalho bem feito e bastante explicativo.
    Parabéns a todos
    Edna

    ResponderExcluir
  4. leonardo de jesus vassalo11 de junho de 2013 às 20:34

    Eu vou torcer pra vocês ganharem

    ResponderExcluir
  5. Iara Marques Barbosa de Oliveira12 de junho de 2013 às 16:26

    queridos alunos

    Quero aproveitar o espaço para parabenizá-los pela excelente participação de todos vocês. É preciso Prosseguir POIS Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos.

    PARA finalizar, gostaria de compartilhar com vocês um pensamento que me acompanha como incentivo a todos vocês, alunos , professores e demais funcionários que colaboraram para que tudo isso acontecesse:
    "Muito melhor é ousar grandes feitos, ganhar gloriosos triunfos, mesmo salpicados de falhas, do que se alinhar com aqueles pobres espíritos que nem se alegram muito nem sofrem muito, porque eles vivem no crepúsculo cinzento que não conhece vitória ou derrota." (Theodore Roosevelt, 26º presidente americano. 1858 - 1919). Um forte abraço
    Iara Marques - Diretora

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela atuação de vocês, e procurem novas táticas de jogo, para nossa escola se sair melhor ainda, de 25 escolas , ficamos em 7º lugar isto é, muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito parabéns pessoal!

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.