domingo, 14 de setembro de 2014

Projeto Escola Limpa

Trabalho desenvolvido com os alunos dos 7ºs anos de nossa escola no laboratório de informática, como um primeiro contato com a idéia do ciclo autoral.

Os alunos tiveram que observar o espaço escolar e detectar algumas dificuldades ou situações angustiantes, que poderiam de alguma forma intervir futuramente na busca de soluções.

Primeiro tiveram que pensar e escrever esses problemas, partindo deles criar algumas perguntas para a explicação para que aqueles fatos estejam acontecendo em nossa escola.

As formas de investigação eram livres e muitos optaram por fazer uso do celular para coletar imagens e depoimentos de pessoas da escola: alunos, funcionários, professores, gestores. Este material estará todo disponível em nosso canal do youtube.

Uma campanha publicitária foi feita pelos alunos e os resultados poderão ser observados nos corredores e pátio. Vamos torcer para que as dificuldades levantadas pelos alunos sejam pensadas com a leitura desses cartazes, uma vez que a maioria dos problemas de acordo com o resultados das pesquisas, são provocados por eles.




Qual sua opinião a respeito? Porque será que os alunos estão tratando nossa escola dessa forma? 

150 comentários:

  1. MARIA EDUARDA RIBEIRO ANISIO19 de setembro de 2014 às 12:42

    OS ALUNOS SAO MUITO MAL EDUCADOS POR TER FEITO ISSO DENTRO DA SALA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mal educado eu sou faxineiro de escola pública e eu não tenho dó

      Excluir
  2. As nossas crianças si valle do amonimato para seren mau educadas . porque elas não fazen isto em casa.
    8a

    ResponderExcluir
  3. leone fernandes andrade19 de setembro de 2014 às 19:41

    Na minha opinião é falta de educaçao em seus proprios lares, aliás tem criança que os pais até concientisam de como devem se comportar na sala de aula, ou em qualquer outro ambiente quer naõ seja sua casa, mas acho que hj as crianças e adolecentes não tem opinião próprio e acabam indo pela cabeça dos amiguinhos. Acho isso muito triste pois a escola é a segunda casa deles então deveriam ter mais respeito....Gente por favor tenham mais respeiro por vocês mesmo, joguem o lixo nas lixeiras!! :)

    ResponderExcluir
  4. educaçao vem de casa eles fazem isso pq nao sao elis qui limpao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá Dinho da faxineira eu sou faxineiro e nem tenho mais do

      Excluir
    2. Eu sou faxineiro escolar e a sala fica cheio de sujeira eu não tenho dó do primeiro ano fica me respeitando como faxineiro

      Excluir
    3. Eu sou um faxineiro escolar muito bravo e minha esposa é uma faxineira também

      Excluir
    4. Minha esposa é uma faxineira ela tem dó eu já não tenho dó muito só do meu filho ele é muito educado

      Excluir
    5. Sabe quem limpa a faxineira e o faxineiro que trabalha e os alunos não tem dó fica xingando a gente eu sou faxineira e meu marido é faxineiro

      Excluir
    6. Eu sou faxineira e não tenho do

      Excluir
  5. Marcela Freitas Duarte Pessoa19 de setembro de 2014 às 19:42

    "Isso é um absurdo,os alunos não tem educação..."
    Devemos cuidar da escola não só pensando no hoje mas tambem no amanhã,pois hoje é um local de aprendizado nosso,amanhã sera dos nossos filhos,netos e assim sucessivamente,temos que pensar no proximo e cuida,zelar da nossa escola...
    "Pesso para todos ajudar a conserva a escola para lá na frente os outros tenha um bom ambiente de aprendizado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Costa Santos 7c1 de outubro de 2014 às 12:25

      Tambem acho porque não vai demorar para a gente usar o que aprendemos.

      Excluir
    2. Eu sou um faxineiro escolar mas como eu tenho dois filhos um é mal educado é outro é faxineiro

      Excluir
    3. Eu sou faxineiro mas limpo casa de mulher peituda gostosa bunda gostosa

      Excluir
  6. a direção tome a providençia mande uma vassoura na sala pra eles varerem; essas mesma turminhas.

    ResponderExcluir
  7. "Temos que cuidar da nossa escola,manter ela limpa e organizada,reclamamos que a prefeitura não colabora mas tambem não fazemos a nossa parte,pense nisso e refleta"

    ResponderExcluir
  8. CARLOS EDUARDO NAECIMENTO SILVA19 de setembro de 2014 às 20:14

    "Isso é um absurdo,os alunos não tem educação..."
    Devemos cuidar da escola não só pensando no hoje mas tambem no amanhã,pois hoje nos temos que cuida do que e noso nao destruir a escola

    ResponderExcluir
  9. Isso e falta de e ducaçao

    ResponderExcluir
  10. lais ferreira francisco19 de setembro de 2014 às 20:26

    achoo isso uma falta de educação . então temos que manter a escola limpa e conservada . falam que a prefeitura não colabora mais nós tambem devemos conserva a escola que isso só prejudica a nós mesmo que é um ambiente que nós mesmo utilizamos . então vamos conserva oque é nossa ....

    ResponderExcluir
  11. As pessoas tem que cuida a ESCOLA...Isso sim , é horrível cara , como tem pessoas assim ? Cuide da escola , vai ser ótimo para vocês !

    ResponderExcluir
  12. Essas pessoas tem ser punido por falta de educaçao isso não é coisa de fazer na escola; na escola é para estudar não para bagunçar.

    ResponderExcluir
  13. isso é um absurdo
    esses uluno devem ser punidos conforme sua propria bagunça.
    falta de educação, eles tão destruindo algo que vai fazem falta pra alguém no futuro.
    na minha opnião esses alunos devem ser espuços, porque se eles não querem estudar tem gente que quer..

    ResponderExcluir
  14. Que absurdo ! nao acredito que seja falta de educação e sim falta de conciencia.mas vejo que nao so crianças e adolecentes mas tambem adultos, acabam nao respeitando a escola em si. devemos cuidar e zelar por nossos patrimonio pois querendo ou nao somos todos responsaveis pelo mesmo.vamos cuidar hoje para termos amanha.educaçao econciencia tambem faz parte do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  15. Na minha opnião é muita falta de respeito com uma escola que é feita para os próprios alunos,quem faz isso é gente que só vem pra escola para bagunça não ta nem ai com nada,também vai muito pela cabeça dos outros

    ResponderExcluir
  16. que absurdo. as pessoas deve cuida da escola como si fossi a propia casa nao devemos joga sujeira fora do cesto porque em casa tenho certeza que nao faiz isso entao seja mais organizado com o ambiente da nossa escola mostre a sua educacao.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que absurdo nos devemos deixar a escola limpa e nao cheia de lixo, a escola e pra nos mesmo ae fica destruindo a escola, como vamos estuda com a escola cheia de lixo vamos organizar jogar lixo na lixeira e nao no chão.

    ResponderExcluir
  18. a nossa escola e muito boa tem tudo de bom

    ResponderExcluir
  19. Barbara Maria Cristalia Leite de Jesus19 de setembro de 2014 às 22:01

    isso é um absurdo! vários alunos reclamam que a escola é uma porcaria que é isso que é aquilo e eles proprios causam isso. nao sabendo eles que futuramente seus filhos poderar estudar na "porcaria" como chamam eles. e quem suja sao ambos as partes. isso é horrivél!

    ResponderExcluir
  20. Esse projeto está mais do que apoiado, e por sinal deveria ser em todas também. Porque é falta de aducação as pessoas que representam a escola (os alunos) e ao ambiênte! Rídiculo essa atitude, ainda mais de quem frequenta o próprio ambiênte. Infelizmente a imagem que eles dão é que de eles não valem o próprio lixo que jogam no chão, ou em qualquer outro local!

    ResponderExcluir
  21. muito interessante essa atitude dos alunos,porque todos tem que ter a indeia que a escola e para todos e que devemos manter linpa , e essa atitude tem que ser levada para fora da escola tanbem . parabéns aos alunos que tomou essa iniciativa e espero que tenha resultados .

    ResponderExcluir
  22. eu acho que é um bagunsa muito mal organizada tanto pelo aluno como professores sera que o professor desse aluno nao viu issso por que nao fecharo a porta por que nao coloca um espeto vigiar isso ver algum aluno faser isso coloca quem feis para limpa e tira foto e posta por que quem fais isso aqui na escola imagine em casa como posso ser um lixao por que hoje em dia o mundo vai a onde ser for asim desse geito nois fica sem mundo como pode uma coisa dessa meu povo ....................ah fico sem palavra mais tabem esta na hora da escola pega e coloca pessoas para olhar isso e pega essas pessoaas no fragam ok so isso

    ResponderExcluir
  23. Escola Limpa – Redação
    “Escola Limpa” é um bom recurso para melhorar o ambiente?
    Sim é, mas o problema não é com todos os alunos e sim com uma minoria dos alunos. Não podemos julgar todos, porque muitas vezes julgamos errado. Colocamos a culpa em uma, duas, três pessoas que as vezes são vítimas, daqueles que sujam, depredam, bagunçam; A escola tem vários problemas, não dizemos que já é tarde demais , porque nunca é, mas se o problema tivesse sido tratado desde o começo que se percebeu as mudanças que vinham acontecendo no comportamento do aluno(s), isso talvez não estaria acontecendo agora na escola.
    A solução de fato é cada um se conscientizar e mudar pro bem de todos. O projeto Escola Limpa , tende a ajuda a melhorar a escola, mas é uma pena que nem todos estejam a fim de ajudar.

    ResponderExcluir
  24. Beatriz Teodoro Santos 7F26 de setembro de 2014 às 10:20

    Eu acho que o ambiente escolar não é muito agradável para os alunos quando eles entram nas salas de aulas e veem que tudo esta sujo.
    Não devemos culpar a todos, por que tem muitos alunos que ajudam pegando papeis no chão para não ficar tão desagradável o ambiente nas salas de aulas.
    O projeto “escola limpa “é uma boa forma de deixar a escola pelo menos mais limpa ou pelo menos suja e desagradável nas salas de aulas.

    ResponderExcluir
  25. O projeto “escola limpa” e uma ótima forma para fazer a escola ficar melhor e agradável a escola não esta tão desagradável como todos dizem somente as salas de aula que podem não estar tão limpas no horário de aula por que alguns alunos insistem em jogar lixo no chão eu acho que não devemos culpa a todos os alunos por que alguns não sujam a sala e ate tentam ajudar então pense antes de sujar a sala de aula ok

    ResponderExcluir
  26. REDAÇAO

    PROJETO ESCOLA LIMPA

    NOME TIAGO
    NOIS TEMQUE TE UMA ESCOLA LIMPA BOA MUITAS ESCOLA É BOA MAIS TEM UMAS UM POUCO RUIN AS VESES NÃO É A ESCOLA QUE É RUIN AS VESES SÃO OS ALUNOS OU AS VESES SÃO OS PROSSEFORES TEM ALGUNS QUE É BOM TEM ALGUNS RUIN MAIS A MAIORIA SÃO BOM NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO DA SALA DE AULA NÃO VAI PREJUDICAR SÓ NOIS VOCê TABEM ENTÃO PERSE DUAS VESES ANTES DE JOGAR.
    ESCOLA LIMPA

    ResponderExcluir
  27. luan santos Lucas Santos26 de setembro de 2014 às 10:37

    A escola depois deste trabalho não mudou nada os alunos continuam sujando e destruindo a escola. O desperdício dos alimentos são grandes ,pois, ao invés dos alunos comerem eles fazem guerra. Parece que eles são ricos em casa por que o desperdício é muito grande.
    Se esse projeto se chamasse projeto escola suja os alunos se sairiam muito bem, por que ao invés de conserva a escola eles estão destruindo ela mais ainda.
    Em relação aos casos de briga na escola ,os alunos “mais velhos” sempre querem bater nos alunos mais novos e sempre fazendo brincadeiras de mal gosto.
    Os alunos nunca fazem as lições que os professores passa. Os alunos mais conversam do que fazem as lições.

    ResponderExcluir
  28. davi comceiçao de souza7f26 de setembro de 2014 às 10:37

    A escola limpa bom risco ao planeta? A escola limpa ate que ele cola porão
    os ate que os cartazes ajudaram mas tem águem pessoas que não colabora com os cartazes mas serra que as escola vão colabore com as escola limpa se você estuda nessa escola então você pode
    Ajuda a escola melhora vamos colabora com escola limpa

    ResponderExcluir
  29. Escola limpa
    Por todo lugar que passamos vemos lixo por todo lado as pessoas ver e não faz nada pra acabar com isso , elas nem pensam duas vezes antes de sujar ou destruir locais e coisas que não são delas . A escola limpa não só quer dizer limpeza mais também quer dizer educação e quer monstra que o mundo está virando um lixo , porque por onde nós passamos vemos pessoas muito mal educadas que não respeita locais públicos e mesmo assim sujam, temos que tomar uma atitude pra acabar com isso porque isso é coisa séria e em vez de ficar reclamando disso comece a fazer sua parte. De pente de nós para acabar como lixo , só que tem gente que nem se importa com a higiene mais o que eles não sabe é que isso também prejudica eles também talvez saibam mais mesmo assim continuam fazendo essa sujeira . Isso na minha opinião é muita falta de respeito com as pessoas que tem educação e que gostam de limpeza , será que essa pessoas param pra pensa em quem limpa isso que elas fazem ? provavelmente sim mais não estão nem ai porque se estivessem não fariam isso . Na escola agente chega e ver tudo limpo mais quando estamos segunda aula nossa tá tudo sujo é bolinha de papel , folhas de caderno no chão , papel de bala e entre outras , temos que se mover e fazer algo pra terminar com essa brincadeira porque a brincadeira acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. taina guerra 7f sala 326 de setembro de 2014 às 10:45

      eu achei legal

      Excluir
    2. Juan Pablo Souza Andrade e Josivan Oliveira Da Silva 7ºE1 de outubro de 2014 às 11:38

      Eu achei perfeito

      Excluir
  30. taina guerra 7f sala 326 de setembro de 2014 às 10:40

    Não devemos culpar a todos, por que tem muitos alunos que ajudam pegando papeis no chão para não ficar tão desagradável o ambiente nas salas de aulas.
    O projeto “escola limpa “é uma boa forma de deixar a escola pelo menos mais limpa ou pelo menos suja e desagradável nas salas de aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca laurindo da silva1 de outubro de 2014 às 12:15

      Concordo, não são todos os alunos, tem alguns que ajudam pegando papéis e lixo do chão, chamam a atenção e ajudam a fazer da nossa escola um lugar melhor.

      Excluir
  31. Nome Victor Hugo
    Por onde a gente passa tem lixo por todo lado e as pessoas ver e não faz nada e tem gente que continua fazendo mesma coisas ,mas isso poderia mudar se os alunos ajudasse a deixar a sala limpa, não jogar o lixo no chão e nem jogar comida no lixo por que não e nós que limpa são as faxineiras ,por isso nunca joga lixo no chão .
    As pessoas que jogasse lixo no chão podia ser punida para que nunca mas fizessem isso por exemplo todos que sujassem a escola poderia limpar cada sujeira que eles sujassem ,se você que ser a escola limpa colabore você também.

    ResponderExcluir
  32. luan santos Lucas Santos 7F26 de setembro de 2014 às 10:43

    A escola depois deste trabalho não mudou nada os alunos continuam sujando e destruindo a escola. O desperdício dos alimentos são grandes ,pois, ao invés dos alunos comerem eles fazem guerra. Parece que eles são ricos em casa por que o desperdício é muito grande.
    Se esse projeto se chamasse projeto escola suja os alunos se sairiam muito bem, por que ao invés de conserva a escola eles estão destruindo ela mais ainda.
    Em relação aos casos de briga na escola ,os alunos “mais velhos” sempre querem bater nos alunos mais novos e sempre fazendo brincadeiras de mal gosto.
    Os alunos nunca fazem as lições que os professores passa. Os alunos mais conversam do que fazem as lições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan Pablo Souza Andrade e Josivan Oliveira Da Silva 7ºE1 de outubro de 2014 às 11:35

      Bom eu concordo plenamente certissímo

      Excluir
  33. Juan Pablo Souza Andrade e Josivan Oliveira Da Silva1 de outubro de 2014 às 11:33

    Bom concordo isso não é bom jogar lixo na salas de aula, nós devemos valorisar a sala em que nós aprendemos, Todo mundo pega o material que a prefeitura nos concede e nós só destrímos, da pra muda né galera vamos valorisa a escola, que isso sirva de lisão pra nós
    Assinado:Juan E Josivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo perfeitamente,pena que tem gente que fala que isso é errado,mais acaba fazendo o mesmo !*

      Excluir
  34. Na minha opinião é falta de educaçao em seus proprios lares, aliás tem criança que os pais até concientisam de como devem se comportar na sala de aula, ou em qualquer outro ambiente quer naõ seja sua casa, mais tem gente que ainda não ouve,eu acho que se começa-se a fazer os alunos limpá eles não fariam mais isso mais sim ião respeita e concientisar os colegas pra não fazerem também !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tem alunos que quando estão no laboratório de informática ai todo mundo que mudar a escola ai quando sai do laboratório..............
      SÃO OS PIORES !

      Excluir
  35. Erika Estefanie Marques da Siva1 de outubro de 2014 às 11:37

    Tem alguns alunos que não tem vergonha na cara . Vem para escola para fazer baderna e ver os colegas .
    Na nossa escola tem muitos alunos que não vem para estudar vem para bagunçar e ainda vem para desrespeitar os professores .
    Só sabem arrumar confusão com os colegas e não sabem que prejudica o futuros deles .Eu falo que a nossa escola e precisa mudar muito.

    ResponderExcluir
  36. Nós todos devemos pensar nas nossas atitudes e pensar bem no que estamos fazendo , pois esse assunto é serio e não é todos os alunos que se importam realmente com nossa escola.
    Um lugar para ser agradável não é apenas uma coisa ou outra mas sim a higiene que ele deve ter , será que os alunos fazem isso por eles não ter que limpar? Devemos refletir bem o assunto da escola pois não podemos ver ela nesse estado e não fazer nada a respeito devemos fazer uma grande mudança nela pois uma escola limpa e boa é uma escola que tem higiene e ótima educação .Vamos muda isso? Eu estou dentro desse projeto e você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito bom parabéns você tem toda a razão

      Excluir
  37. Wellington André Rodrigues De Azevedo1 de outubro de 2014 às 11:39

    Todos os dias eu vejo lixo espalhado no chão, não só no chão, mais em cadeira quebradas, mesa no chão, papel em qualquer lugar, eles acham que quando acabar as aulas eles irão embora para deixar a bagunça na sala para as faxineiras que limpem, mais isso não deviam ser feito eles podiam deixar sujeira mais porque não limpa as coisas que eles mesmo faz, pior e no refeitório porque os alunos comem joga no chão a comida, brica de guerra de comida, eles sujam o refeitório de comida para todos os lados, quando as tias chegam eles corre para não limpa o que eles fizeram, se esse tipos de pessoa não fosse tão sujo toda nossa escola estaria em situação melhor, nada estaria com hoje estaria mais bonito e limpo por que todas as pessoas pensam no que estão pensado e pare de sujar e ajude a limpa nossa escola

    ResponderExcluir
  38. Daiane albuquerque dos santos1 de outubro de 2014 às 11:39

    Daiane 7e
    Acho que os trabalhos estão muito bem feitos, mas isso não adiantou muito no nosso problema uns ate que pararão uns não adiantarão. Mas acho que se cada um parasse e refletíssemos nós cartasses nossos problemas seriam resolvidos. Temos muitos problemas e eles precisam ser resolvidos.

    ResponderExcluir
  39. Yume Maria Ribeiro de Santana1 de outubro de 2014 às 11:40

    Depois desse trabalho projeto Escola limpa não adiantou nada os alunos continuam a jogar lixo no chão e destruir a escola, desperdício dos alimentos são grandes, pra todo o lado que a gente olha tem lixo jogado no chão e ninguém faz alguma coisa se viu porque não tira e joga no lixo e tão difícil fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathlyn Velame Lima 7ºC1 de outubro de 2014 às 12:21

      Verdade, parece que ninguém se importa com a escola tanto faz se ela tá suja ou limpa. Só vem pra bagunçar e destruir tudo!

      Excluir
  40. Erika Estefanie Marques da Siva 7e1 de outubro de 2014 às 11:40

    Tem alguns alunos que não tem vergonha na cara . Vem para escola para fazer baderna e ver os colegas .
    Na nossa escola tem muitos alunos que não vem para estudar vem para bagunçar e ainda vem para desrespeitar os professores .
    Só sabem arrumar confusão com os colegas e não sabem que prejudica o futuros deles .Eu falo que a nossa escola e precisa mudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra Kelly Da Silva Santos 7C1 de outubro de 2014 às 12:10

      Eu concordo com você..

      Excluir
  41. thamires burgos da silva1 de outubro de 2014 às 11:41

    O projeto escola limpa não ajudou os alunos em nada porque a escola não melhorou em nada continuam jogando lixo no chão quebrando as carteiras, cadeiras e bricas a nossa escola tem que mudar o mais rapido posivel.
    thamires 7e

    ResponderExcluir
  42. mirian giulia rodrigues da silva1 de outubro de 2014 às 11:42

    Eles estão tratando a escola nessa forma porque eles não param pra pensar próprios estão destruindo a escola que eles estudam eles não se preocupam com os funcionários que trabalham, os funcionários estão cansados de bagunça.

    ResponderExcluir
  43. O futuro dessa escola só vai depender de cada um de nóis por isso que temos que tentar mudar pelo menos um pouco de nossa escola.
    Quem faz a escola boa é os alunos e também quem faz a escola ruim também são os alunos, os alunos quem fazem a escola ser assim. !

    ResponderExcluir
  44. eu acho que se as pessoas parassem de jogar lixo a escola ficaria boa mas as pessoas nao pensam nisso eles querem jogar lixo e as pessoas que trabalham na escola ficam cansados com isso porque todos merecem uma escola limpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  45. Eu acho que os alunos estão tentando chamar a atenção e si os professores os alunos ajudarem nos podemos mudar tudo isso essa e a minha opinião

    ResponderExcluir
  46. EU ACHO GUE A ESCOLA GUE A ESCOLA TEM DE ESPIRAÇAO PARA A SUS ESCOLA NÃO SÓ A MINHA MAIS A SUA TAMBAM ENTAM VAMOS MELHORAR A NOSSA ESCOLA GUE A ESCOLA LIMPA COMPESA ENTÃO PARE E PENSE POR GUE ESCOLA SUCHA NÃO COMPENSA VAMOS MUDAR A NOSSA ESCOLA .

    ResponderExcluir
  47. Mariana Melo Farias 7C1 de outubro de 2014 às 12:11

    Na minha opnião, esses alunos que quebra as carteiras,cadeiras,etc . É porque não recebe educação em casa, porque quem tem educação em casa num vem pra escola pra bagunça quebra um monte de coisas .E também esse projeto Escola Limpa não ajudou em nada! ,porque essas crianças,adolescentes continuam brigando e bagunçando jogando lixo no chão .

    ResponderExcluir
  48. Eu acho que a escola deveria fazer essas pessoas limparem porque se as funcionarias limparem sempre eles vão achar que podem fazer isso porque nós não fazemos nada para tentar inpedir não adianta colocar cartases porque eles não ligão para isso então se fizermos eles linparen eles vão parar

    ResponderExcluir
  49. Eu acho que a escola deveria fazer essas pessoas limparem porque se as funcionarias limparem sempre eles vão achar que podem fazer isso porque nós não fazemos nada para tentar inpedir não adianta colocar cartases porque eles não ligão para isso então se fizermos eles linparen eles vão parar

    ResponderExcluir
  50. Kathlyn Velame Lima 7ºC1 de outubro de 2014 às 12:14

    A escola só tá desse jeito por causa dos alunos, não todos os alunos são os que vem pra bagunçar fazer baderna. Não adianta vim fazer o maior discurso e não mudar nada e é o que tá o que tá acontecendo, os alunos fazem um texto enorme de escola limpa e não muda nada parece até politico promete e não faz NADA! A escola não ficou assim sozinha, e eu acho que o mais justo seria fazer eles limpar o que suja! Igual uma vez na minha sala que sujaram tudo de corretivo e o professor fez eles limpar tudo. Se eles começar a limpar o que suja, vai começar a dar valor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ester da silva ferreira 7c1 de outubro de 2014 às 12:24

      concordo com isso todos os alunos deviam dar mais valor

      Excluir
  51. enzo figueredo mendes da silva1 de outubro de 2014 às 12:14

    Eles não tem respeito a nossa escola , por que eles achão que nossa escola e um parqui de diversão ,a escola e um lugar que voce pode aprender e não pra distruir ,a escola e um lugar de paz e não de barulho e bagunça .
    se nos espunssar esses vandalos a nossa escola não vai ser mais a mesma vai ser muito diferente os lixos ia diminuir o barulho ia ser menos eos professores não ia ser chingados

    ResponderExcluir
  52. Será que o ´´PROJETO ESCOLA LIMPA´´ resolve mesmo ?
    Eu tenho certeza que não porque não adianta fazemos o trabalho ´´ESCOLA LIMPA´´ porque não vai ser o trabalho que vai mudar nossa escola quem vai mudar nossa escola vai ser só ´´NÓIS´´ pense bem essa escola que voce maltrata hoje é a que seus filhos vão querer ter no futuro e seus pai queriam ter no passado ! . Hoje é tudo muito fácil mais ninguém sabe o dia de amanhã pense bem seus filhos no futuro vão quere uma escola como essa que voce estuda mais isso só vai depender de voce só se voce botar a mão na consciencia e pensar no próximo isso melhora tudo !
    EU ELIZABETE DA TURMA 7 ANO C AGRADEÇO MUITO POR ESTUDAR NA ESCOLA E.M.E.F DES TEODOMIRO TOLEDO PIZA ! ESCOLA BOA É ESCOLA COM RESPEITO E DEDICAÇÃO ! ;) :D

    ResponderExcluir
  53. eu acho que a escola limpa serviu de espiraçao para a nossa escola para nos temos gue fazer uma escola melhor

    ResponderExcluir
  54. geovanna santos rodrigues 7c1 de outubro de 2014 às 12:20

    Em minha opinião, os alunos fazem isso por que, eles não foram bem educados em casa, porque eles tem que para pra pensar que eles fazendo mal pra escola , eles irão fazer mal pra si mesmo. Você cuidando da sua escola estará cuidando de sigo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  55. ester da silva ferreira1 de outubro de 2014 às 12:21

    Na minha opnião á muitos alunos que gostão de bagunçar a escola só para chamar a atenção,para parecer melhor que todos,mas isso é uma falta de educação pois a escola é onde agente passa a maior parte do dia,então nós temos que ter mais educação com os funcionários,esse pode ser o trabalho deles mas mesmo assim nós devemos ter mais educaçao e parar de sujar as salas,patios e corredores.Deixar nossa escola limpa não é difícil só depende dos alunos ter mais respeito em nossa escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathlyn Velame Lima 7ºC1 de outubro de 2014 às 12:23

      Aham parece que colocar o lixo no lugar certo é dificil! Será que cai a mão? Porque ninguem faz! Não tem respeito com a escola e nem com os funcionarios.

      Excluir
  56. Mayra Kelly Da Silva Santos 7C1 de outubro de 2014 às 12:22

    Na minha opinião eu acho que esses alunos só vem pra escola só pra bagunçar. E os alunos tem que toma vergonha na e ver oque eles tão fazendo muita bagunça na nossa escola.

    ResponderExcluir
  57. Acho que esse projeto além de deixa a nossa escola limpa nóis também devia ter respeito ao próximo pois nossa educação vem da escola

    ResponderExcluir
  58. Muitas pessoas no mundo precisando de escola e esses alunos que não da valor pra escola alguma ae ´´dizendo que estão estudando´´ !

    ResponderExcluir
  59. Na Minha opnião Os Alunos Fazem Isso Para ganhar atenção. Nós devemos ficar de olho
    Nos Alunos que fazem Isso Para que Nós Possamos Fazer da Escola um lugar mais Limpo . A Sujeira está em alta aqui no Teodomiro Ex: Bolinhas De Papel(FOLHAS Desperdiçadas) Pratos No Lixo , Pixação Etc... Por Isso Estamos fazendo Esté projeto
    Para Melhorar Nossa escola , Tambem Temos Que respeitar cada funcionario da escola Se nao Fosse eles(ELAS) Nós nao teriamos uma Escola + Limpa , E Tambem Se nao fosse os alunos os Funcionarios Não teriam que ficar Limpando Nossa Escola O Dia Inteiro !

    ResponderExcluir
  60. Amanda B. Lemos 7°B1 de outubro de 2014 às 13:29

    Acho que o trabalho '' ESCOLA LIMPA '' não ajudou muito mais na minha opinião eu acho que se todo mundo ajudasse nos poderiamos fazer muitas coisas para melhorar a escola, porque ninguem quer a escola suja e mau tratada.
    Mas na realidade e isso o quer noo fazemos nos podemos sim melhorar a escola e so todos ajudar.
    vamos '' ESCOLA LIMPA '' eu quero fazer diferença e vc.

    ResponderExcluir
  61. Nos pesivamos fala para para de taca as cadeira os prato lo lixo e para de responde as professoras para de pincha as paredi da escola e para de taca coiva na pivada para de queba as pota do banhero da escola

    ResponderExcluir
  62. HENRIQUE E AMANDA 7B1 de outubro de 2014 às 13:30

    escola bom esses alunos

    ResponderExcluir
  63. os aluno que feis o trabalho escola linpa nao ta respeitando a nossa escola,mesmo assim eles estão passando por sima da linpeza e isso é muito feio para uma pessoa que feis o trabalho.........

    ResponderExcluir
  64. Depois que pesquisei e pensei sobre isso, achei que agente deve começar a pensar bem antes de jogar lixo no chão, porque quem faz a escola não é os professores nem a coordenadora ou as tias da limpeza, é os alunos que faz a escola, a escola é tipo uma segunda casa porque agente passa bastante tempo aqui, que tal deixar aqui um bom lugar para se viver? Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  65. Na minha opiniao esses alunos não sabem o que estão fazendo mas um dia alguem eles conhece pode precisa estudar aqui e se cntinuar assim quando alguem for estudar não vai ter cadeira,mesa pode ser que áte professor não queria dar aula aqui e ai o que voces acham que vai acontecer ?

    ResponderExcluir
  66. Tem alguns alunos que não tão colaborando escola e pra estudar nao pra ficar jogando bolinha de papel no aluno fica quebrando as cadeiras tem que parar com isso devia ter respeito né porque esses alunos não estao colaborando o que esta fazendo , Na minha opniao eles fazem isto para ganhar atenção.

    ResponderExcluir
  67. parece que colocar lixo no lixo é muito dificil.quanto custa colocar o lixo no seu lugar certo?

    ResponderExcluir
  68. fabio henrique dejesus1 de outubro de 2014 às 13:33

    Eu acho que a guente tem que ter vegonha na cara e da mais valo na linpesa da nosa escola e do mundo e para de ser tão porco na ora de come nâo fica tacando prato joga lixo no cão e comida nas pessoas porque quando a gente fais isso tem pessoas que tão pasando fome e para com isso vamos da uma chance para melora

    ResponderExcluir
  69. Laura Fraga dos Santos 7B1 de outubro de 2014 às 13:33

    Na minha opinião muitos alunos prejudicam uma escola ótima,porque isso não é só falta de educação é muito pior,não têm respeito com a própria escola achando que ela é lugar de bagunça e sujeira,NÃO DÃO VALOR,não respeitam,não preservam.O futuro dela quem muda soms nós.

    ResponderExcluir
  70. Na minha opinião o PROJETO ESCOLA LIMPA foi fundamental,muitas pessoas não mudaram,mais com o tempo vamos melhorando.Se cada um pegar o seu papel e jogar no lixo,as comidas e não tacar no outro,parar de quebrar carteiras vamos conseguir mudar rapidamente isso tudo!
    Que eu saiba escola foi feita para ESTUDAR e não BAGUNÇAR ' as cadeiras do laboratorio estão conservadas,pois a professora Dora as conserva,e devemos conservar da nossa sala,se não daqui a pouco,ficaremos sem.Quem faz a baçunça somos nós mesmos,e devemos mudar isso.
    SINTO MUITO ORGULHO DE ESTUDAR NO E.M.E.F DESEMBARGADOR TEODOMIRO TOLEDO PIZA , E ESPERO TERMINAR O ENSINO FUNDAMENTAL AQUI,COM A NOSSA ESCOLA LIMPA !

    ResponderExcluir
  71. O "Projeto Escola Limpa'' acho que não ajudou algumas pessoas pois elas continuam fazendo as mesmas coisas de sempre, mas realmente para quer fazer isso gente vamos mudar essa realidade escola não lixeiro, para ter tantos lixos jogados assim... Iremos passar de ano mais a sujeira continuara? A educação vem de casa mas porque muitas pessoas não tem na escola. Estou cansada de ver essa sujeira vamos parar com isso.
    Você vai mudar essa realidade ou vai deixar desse jeito?

    ResponderExcluir
  72. Christian Camargo B. Dos Santos1 de outubro de 2014 às 13:34

    Os alunos são muito mal educados por ter feito isso dentro da sala. Eles não tem respeito pela nossa escola

    ResponderExcluir
  73. Pois é agora tenho que da aminha opinião.Parece que colocar o lixo no lugar é dificil ! Será que cai a mão?Porque não podemos da valor pra escola

    ResponderExcluir
  74. O Projeto "Escola limpa" foi um dos melhores projetos já realizado no Teodomiro. Os alunos não se tocam, jogam comida no colega, jogam papeis no chão, quebram os materias da escola. Já está na hora de mudar, claro, sempre tem aqueles alunos que não tomam jeito, mas se pelo menos uma boa parte dos alunos melhorasse, já seria um bom começo. Na minha opnião, os alunos que fazem a escola! Se cada um fizesse sua parte o Teodomiro seria bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatrizjennyffer 7° A1 de outubro de 2014 às 14:48

      Eu concordo com você acho sua iniciativa muito bom e eu gotaria que as outras possoas também deixa a escola limpa.

      Excluir
    2. Concordo com você também, porque temos que valorizar nossa escola porque assim teremos uma escola mellhor. :)

      Excluir
  75. kAYQUE MARINHO DANTAS 7D1 de outubro de 2014 às 14:10

    CADA DIA EU VEJO QUE AS SALAS ESTÃO MAIS SUJAS A CADA DIA VAMOS MELHORA ISSO '-'

    ResponderExcluir
  76. O projeto ESCOLA LIMPA foi fundamental para incentivar as pessoas que jogam lixo no chao nao sei o motivo Pra que jogar lixo no chao de existe lixeira? Pois é se existe lixo pra que jogar no chao por que so com um papelzinho de nada podemos mudar o mundo, entao ajude nao estrague o mundo por causa de uma coisa tao minima coisa de nada, tem preguiça de jogar no lixo? Preguiça voce n tem de ir pra rua jogar bola ou fazer coisa errada isso voces nao tem.
    Acho isso um absurdo temos que dar valor pra nossa escola por que tem muita gente que quer estudar para ser alguem na vida e nem pensa de jogar o lixo no chao entao jente vamos jogar lixo no lixo por favor vamos dar valor pra o que nos temos.

    ResponderExcluir
  77. Eu acho que sobre o Projeto Escola Limpa alguns alunos não dão a minima coisa para a nossa escola como vamos deixa ela mais limpa se não ajuda não atrapalha.Voces viu aquelas imagens o que voces penssam delas?Devemos melhorar ela?Voce acha isso bonito?Se não gosta desa bagunsa não faça isso

    ResponderExcluir
  78. a escola limba pois évou vala da nosa escola pecisa qoca lixo no ceo mais tem lixo ddara qoca lixo noao no lixo mais nois vemo deca anoca sala limba e nao mais xogar lixo mais a nosa escola para nao vigar muta ratto e paradamais vamo de ga noca sala limba

    ResponderExcluir
  79. murillo aguiar oliveira1 de outubro de 2014 às 14:11

    Olha essa sujeira os alunos não tem perdão,o que eles usam hoje e destruem são também o que eles vão usar amanhã eles não pensam antes de fazer as coisas.nóis não podemos deixar isto acontecer , o que eles fazem são imperdoavel.

    ResponderExcluir
  80. Kettyllin Cristina F. Alves 7D1 de outubro de 2014 às 14:12

    Eu acho que muitos alunos aqui dentro do laboratorio de informatica, pode até fazer um video,um texto etc.. legal, mais quando chega em sala de aula é um dos piores ! Vocês acham isso bom pra quem ? Ninguem né , só é pior pra nós mesmos ,imagina que bom seria a escola conservada! Acho que ninguem destroi ,cadeira mesa, livros, dentro de casa ou destrói? A obrigação de todos dentro da escola é estudar , e pelo menos tentar manter a escola conservada , mais ao invés disso todos só destroem
    AI GENTE ACHO QUE TA NA HORA DE PARAR E PENSAR SOBRE O
    ASSUNTO ! vamos mudar esse comportamento o "PROJETO ESCOLA LIMPA" foi uma iniciativa pequena , mais é de baixo que se começa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você acho sua iniciativa muito boa

      Excluir
    2. eduardo nascimento 7ºA1 de outubro de 2014 às 14:40

      gostaria de agradecer por você fazer esse super comentario veo que você se importa com a escola :)

      Excluir
    3. Isso mesmo Kettyllin isso é muito errado oque eles fazem. sera que eles faiz isso na casa deles?

      Excluir
    4. Guilherme de Souza 7A1 de outubro de 2014 às 14:44

      Muito bom Kettyllin gostei muito da sua opinião , Parabéns mesmo ! ;)

      Excluir
  81. Não dá para acreditar a sala esta cheia de lixo Não os alunos
    jogam lixo no chão desse jeito acho que na casa deles não é
    assim ele são muito mals educados eles ainda matam as arvores
    jenten isso presisa melhorar se não nossa escola vai virar um lixão
    alunos muden por favor pe nossas saudes e a saude da escola

    ResponderExcluir
  82. Pois os alunos não tem vergonha na cara jogando lixo no chão mas isso eles não fais em casa ainda eles acha lindo fazer isso na escola

    ResponderExcluir
  83. A e escola limpa ne seo que não susa a escola por que

    ResponderExcluir
  84. Eu achei legal isso,com isso os alunos podem parar de sujar a escola,eu mesmo já vi resultado, se todos nós nos juntarmos podemos melhorar a escola, por que se melhoramos a escola melhoramos nossa vida

    ResponderExcluir
  85. nao sei por que os alunos joga coisas
    no chao se tem o lixo na sala de aula
    que que custa levanta e jogar no lixo

    ResponderExcluir
  86. eduardo nascimento 7ºA1 de outubro de 2014 às 14:38

    Eu cho muito legal essa ideia de fazer um projeto cartases para não jogarem lixo no chão para cuidar da escola :) é muito bom isso gosto de jente que faz trabalhos para ajudar pessoas escolas e etc... Bom não posso escrever muito mais parabenz a todos os alunos que fizeram terminaram ou estão fazendo continuem assim que vocês vão fazem diferença no mundo PROJETO ESCOLA LIMPA :) :D

    ResponderExcluir
  87. Esse progeto escola limpa foi muito bom para as pesssoas parar de jogar lixo no cãom. A maioria das pessoas pararam mais outras não, voçes que ainda jogam parem por que voçe e a unica pesssoa que pode mudar a escola e o mundo tambémse voçe peder fazer issso voçe vai deixar o mundo mais limpo .

    ResponderExcluir
  88. Guilherme de Souza 7A1 de outubro de 2014 às 14:39

    Acho que todos os alunos , deviam mudar as suas atitudes , muitos ja mudaram a colaboração com a limpeza da escola , ajude os funcionários não jogue papéis no chão da sua sala de aula , não suje as paredes de cola , não rabisque as paredes , você colaborando com isso ja ajuda muito , imagine se você recebesse uma visita na sua residencia , e sua casa esta do jeito que você deixa a escola ? você irá passar vergonha . A escola é a sua segunda casa , deixe a escola como você deixa a sua casa , se exploradores viessem visitar a nossa escola e ela estivesse toda suja , com papéis no chão , paredes rabiscadas , portas de banheiro quebradas ? Como você acha que eles iriam ficar ? Então cuide bem da sua escola , se não cuidar você estara se prejudicando . ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz S. Rodrigues 7°A1 de outubro de 2014 às 14:49

      Muito Bom Gostei Da sua Opnião ..

      Excluir
  89. O progeto ESCOLA LIMPA é muito bom pra a gente por que issu sera bom para nós pois as pessoas nao tem vergonha de fazer isso, jogar lixo no chão.
    Mais sera que eles (a) faiz isso na casa deles? pois isso nao é legal por que isso é falta de comportamento... As pessoas podem atér fazer o video sobre a ESCOLA LIMPA legal e ETC.
    Mais alguns que feiz o video podem ser aqueles que jogam lixo, isso que eles fazem nao tem como perdoa por que eles (a) faiz isso por que qué por que se eles (a) fossem espertos (a) eles nao fazia issu por que mal sabe eles (a) que isso prejudica a saude de vocês entendeu entao começa a cuidar da escola por que isso vai ajudar a todos da escola.

    ResponderExcluir
  90. Achei legal a idéia do Projeto Escola Limpa porque assim os alunos pereberam o que realmente está acontecendo na nossa escola. Alguns alunos que tem consciência quiseram mudar isso, mas outros que não estão nem ai pro bem da nossa escola continuaram fazendo, mas espero que esses alunos reflitam e não façam mais isso.
    Alunos parem de fazer isso com a nossa escola. Pense. Reflita. Mude ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABEMS Ana gostei dessa sua resposta vamos ajudar a escola

      Excluir
    2. Também não entendo o motivo de tanta sujeira, parece que eles não tem conciencia!

      Excluir
  91. isso ai pessoal vamos ajudar nossa escola. Por que nao da pra ficar com a escola suja entao vamos ajudar as tias da limpesa a deixar nossa escola muito boa vamos comtribuir dando a nossa ajuda.
    Por que nos deixamos nossa escola desse jeito assim nos não ajudamos nem a escola nem o nosso planeta. Qetal ajudar conto com vocês vai nos ajudar ou não você decide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Leonardo pelo seu comentario vamos ajudar a escola

      Excluir
  92. Beatrizjennyffer 7° A1 de outubro de 2014 às 14:41

    O projeto `Escola Limpa ´ é um bom projeto porque ai as pessoas paro de jogar lixo no chão e ver que a escola mas limpa é muito mas lega e a escola depois do projeto ficou mais limpa.

    ResponderExcluir
  93. Na minha opinião o Projeto Escola Limpa serviu bastante para , concientizar os alunos sobre o problema que eles cauzavam.
    Muitos alunos jogam o lixo no chão por várias razões, porem a mais importante é a preguiça! A maioria dos alunos tem preguiça de levantar e jogar o lixo na lata de lixo. Então pegam o papel ou pacote de bala e, jogam no chão.
    E eles fazem isso mesmo sabendo que, não são eles que vão limpar a sujeira, não pensão que quem poderia estar limpando o que eles sujam poderia ser o pai, ou a mãe, tio ou outros famíliares.
    O que será que tem na cabeça dos alunos, para eles mesmo sabendo de tantos problemas que o lixo causa na nossa escola, eles continuam sujando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade mais tem alguns alunos que nao colaboram com a lipesa da escola eles que que nossa escola vire um lixão

      Excluir
  94. iso tem que para por que si nao a escola vai vira um lixão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUSTAVO HENRIQUE AGUIAR DE LIMA 7A1 de outubro de 2014 às 14:49

      COM CORDO

      Excluir
    2. você esta ta certo sim issu é falta de engiene!

      Excluir
  95. Beatriz S. Rodrigues 7°A1 de outubro de 2014 às 14:44

    Bom , Acho Interessante o "PROJETO ESCOLA LIMPA" , Pois acho que os Alunos quando vem no Laboratório fazem o Projeto , e na Sala de aula São um Dos PIORES .
    Tem alunos que tinham que ter vergona de Jogar Lixo no Chão , Porque eles não Fazem isso em Casa. Devemos MELHORAR a Escola , E não PIORAR
    Gente , Acho que está na Hora de mudar esse Comportamento .

    ResponderExcluir
  96. GUSTAVO HENRIQUE AGUIAR DE LIMA 7A1 de outubro de 2014 às 14:45

    EU ACHO QUE OS ALUNOS NÃO TENQUE JOGAR LIXO NO CHÃO PORQUE ISSO É FEIO PORQUE NÓS JÁ SOMO GRANDES PARA JOGAR LIXO NO CHÃO?VOCES COM CORDA COMIGO?

    ResponderExcluir
  97. não sei porque os alunos jogam lixo na escola eles deveria cuidar da nossa escola mais eles so querem destruior a nossa escola por favor colaborem alunos

    ResponderExcluir
  98. Projeto escola limpa: Os alunos sem educação joga comida no chão, faz guerra de comida no refeitório e joga comida nos amigos, também eles chuta a porta da sala, os alunos joga papel no chão. Vamos mudar isso alunos. :)

    ResponderExcluir
  99. Nâo sei porque os alunos sujam a escola, acho que è preguiça, por que o lixo està bem perto das pessoas e as pessos nao quereem jogar o lixo no lixo .
    Esses dias eu estava no refeitòrio e vi um aluno jogando o prato cheio de comida , nâo sei pra que pegam a comida se nao vâo comer ,isso è um disperdiçio de comida , tem tanta gente passando fome e as pessoas jogam a comida, aproveite enquanto vôce tem porque tem escolas que vôce tem que comprar ou levar.
    Tem alunos que quando chegam no laboràtorio de informatica eles falam que nunca jogaram comida o papel no lixo, mas quando chegam na sala è o primeiro a jogar alguma coisa no châo.

    ResponderExcluir
  100. Alex Bispo de Araújo 7A1 de outubro de 2014 às 14:49

    Cuide bem da sua escola , ela é muito importante para todos , esse projeto ajuda muito na educação de todos nós , ajude os funcionários da limpeza , não bangunce as salas de aula .

    ResponderExcluir
  101. Esse projeto 'Escola Limpa' seve para nós da mas valor a escola e respeitar a limpeza das ' Faxineiras ' que limpão a escola. Ao chegarmos a escola esta tudo limpo, passando uns tempinhos a escola ta um horror, por que tem aulos que nao tem responsabilidade de jogar lixo no lixo, e jogão no chão, arranca folha de caderno, quebra as cadeiras do laboratorio, joga comidas nos outros alunos, deixando a escola suja , com esse projeto ' Escola limpa ' podemos muda esses habitos, então vamos jogar lixo no lixo ;) .....

    ResponderExcluir
  102. Eu acho que projeto escola limpa, foi feito para que os alunos não faz querra de comida no chão . Ou clebe a cadeira da sala de aula,ou joge papel no chão.Na sala de informatica os alunos cleba a cadeira,rrasga a cadeira da sala de infomatica esses alunos não merece cadeira de informatica.

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.