terça-feira, 31 de março de 2015

Workshop "O Ensino do esporte na Escola" no SESC Interlagos


Professores divertem-se enquanto se atualizam no Workshop no SESC Interlagos. Como se divertem em um curso em pleno dia de folga? Simples, quando se reúnem vários professores de educação física para tomar o lugar de seus alunos, certamente o clima fica no mínimo muito divertido. O encontros em número de oito, ocorrerão aos sábados ao longo do ano conforme programação acima com conteúdo teórico e prático.


A princípio imaginávamos que fossem participar apenas professores da rede pública de educação física da região extremo sul, mas contamos com dedicados profissionais inclusive da zona leste. A lista de espera é muito grande e apenas os primeiros inscritos conseguiram garantir suas vagas.

O primeiro tema discutido foi muito sério: Pedagogia do esporte, com professor Dr. Henrique Barcelos com o porque ensinar esporte na escola, o que é possível se atingir com ele não apenas em conhecimento da modalidade, mas sim valores para nossos alunos: ética, respeito, autonomia, cooperação, solidariedade, respeito a diversidade,  além da promoção a saúde e inclusão.


Após a introduções teóricas e alguns debates, os professores foram convidados a vivenciar algumas atividades para uma discussão posterior do que foi sentido durante sua realização, com uma observação mais técnica. Essas atividades foram jogos muito animados, envolvendo o que o formador chamou de "quarteto fantástico" porque envolve as modalidades que se desenvolvem habitualmente nas aulas de educação física nas escolas: Futebol, Voleibol, Handebol, Basquetebol.




Muito importante para o crescimento da educação física enquanto disciplina esse tipo de formação, pois leva o professor a refletir sua prática e conteúdos de suas aulas, desde o planejamento, com grande preocupação de atingir a todos. Desta forma verdadeiramente ela irá colaborar para a formação do cidadão, consciente, crítico.

2 comentários:

  1. O curso realizado neste ultimo final de semana, foi maravilhoso poder reunir e rever vários colegas e amigos em um curso e falar o quanto a nossa área tem a oferecer para nossa crianças e adolescentes foi muito valioso, somar na educação de cada aluno e mostrar a força que a Educação física tem de transformar é incrível. Obrigada ao Profª Dr. Henrique pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. O curso realizado neste ultimo final de semana, foi maravilhoso poder reunir e rever vários colegas e amigos em um curso e falar o quanto a nossa área tem a oferecer para nossa crianças e adolescentes foi muito valioso, somar na educação de cada aluno e mostrar a força que a Educação física tem de transformar é incrível. Obrigada ao Profª Dr. Henrique pela oportunidade.

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.