domingo, 27 de setembro de 2015

HQ No Teodomiro






O projeto teve início com as turmas experienciando as HQs em sala de aula sob orientação da regente da turma com interpretações de algumas histórias, analisando a linguagem, cenários, balões, onomatopéias e todos os elementos que tornam as Histórias em quadrinhos tão atraentes e divertidas.


A seguir os alunos tiveram contato com o software HQ disponível no laboratório de informática, para criação de suas histórias com essa ferramenta simplificada. Fizeram escrita espontânea utilizando os cenários e personagens disponíveis. 

Paralelamente ocorreram discussões sobre o poder de comunicação nas histórias em quadrinhos, que podem passar uma mensagem apenas com ilustrações e a interpretação é individual. Um formulário on line em Google Docs foi disponibilizado com algumas tirinhas para que os alunos ora colocassem falas nos balões e em outros casos, apenas imagens em sequencia para que o aluno criasse sua historia imaginando todo o contexto.

Essa proposta foi apresentada aos alunos de turmas da EJA para exercício de escrita, que se empenharam em decifrar as imagens e contar suas histórias. Esse exercício de contar histórias a partir de imagens vem sendo realizado nas aulas de informática para escrita uma criativa.





3 comentários:

  1. Eder cesar benites de lima11 de novembro de 2015 às 22:14

    E eu achei interessante todos os eventos e de grande importancia, pois trata-se de inclusao social a todos.Sao trabalhos assim que traz mais motivaçao,e ajuda com que os jovens fiquem mais interessados em estudar e ter uma melhor espctativa de vida.Parabens a todos idealizadores.

    ResponderExcluir
  2. bom eu achei tudo um bom trabalho , gostei de tudo e também achei tudo muito criativo que vocês tão fazendo essa forma de ajudar a escola a melhorar tudo

    ResponderExcluir
  3. importante que crianças abrem mas imaginação sobre leitura não só quadrinho mas também livros para terem mais conhecimentos com leitura...

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.