O projeto teve início com as turmas experienciando as HQs em sala de aula sob orientação da regente da turma com interpretações de algumas histórias, analisando a linguagem, cenários, balões, onomatopéias e todos os elementos que tornam as Histórias em quadrinhos tão atraentes e divertidas.
A seguir os alunos tiveram contato com o software HQ disponível no laboratório de informática, para criação de suas histórias com essa ferramenta simplificada. Fizeram escrita espontânea utilizando os cenários e personagens disponíveis.
Paralelamente ocorreram discussões sobre o poder de comunicação nas histórias em quadrinhos, que podem passar uma mensagem apenas com ilustrações e a interpretação é individual. Um formulário on line em Google Docs foi disponibilizado com algumas tirinhas para que os alunos ora colocassem falas nos balões e em outros casos, apenas imagens em sequencia para que o aluno criasse sua historia imaginando todo o contexto.
Essa proposta foi apresentada aos alunos de turmas da EJA para exercício de escrita, que se empenharam em decifrar as imagens e contar suas histórias. Esse exercício de contar histórias a partir de imagens vem sendo realizado nas aulas de informática para escrita uma criativa.
E eu achei interessante todos os eventos e de grande importancia, pois trata-se de inclusao social a todos.Sao trabalhos assim que traz mais motivaçao,e ajuda com que os jovens fiquem mais interessados em estudar e ter uma melhor espctativa de vida.Parabens a todos idealizadores.
ResponderExcluirbom eu achei tudo um bom trabalho , gostei de tudo e também achei tudo muito criativo que vocês tão fazendo essa forma de ajudar a escola a melhorar tudo
ResponderExcluirimportante que crianças abrem mas imaginação sobre leitura não só quadrinho mas também livros para terem mais conhecimentos com leitura...
ResponderExcluir