segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alunos dos sextos anos participam da Palestra sobre pessoa Surda

Os alunos do sextos alunos participaram no dia 26/10/2015 da sala de eventos da escola,  da Palestra sobre Surdez com a PAAI (PROFESSORA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO) Heloise do CEFAI Capela do Socorro.


Ela explicou sobre Surdos e porque não gostam de ser chamados de mudos e mostrou algumas palavras em libras, o alfabeto, e o nome dos alunos em libras. Os alunos acompanharam atentamente e fizeram vários registros.



Ao término da palestra nossa equipe de Imprensa conversou com a PAAI sobre como ocorre a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva. Aguardem a publicação do vídeo em nosso canal.



Imagens: Damille e Manu (6D)  Texto/ edição e filmagem: Bruno Santos (6A)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo





Durante duas semanas, serão exibidos 312 títulos de 62 países em 22 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. 

Trata-se do maior festival de cinema do país. Parte dos filmes exibidos entram depois em cartaz, em sessões comerciais (mas ficam pouco tempo). Outra parte não entra. Há filmes brasileiros e internacionais inéditos, assim como há retrospectivas de clássicos. Gosto particularmente das sessões no vão livre do MASP. É muito interessante ver um filme numa tela imensa e o trânsito de São Paulo correndo ao seu lado. É uma intervenção da Arte no meio do trânsito louco desta cidade, bem legal!

Caso não possam ver vários filmes, sugiro que tentem dar uma olhadinha na mostra. É interessante sentir o clima da mostra, pessoas que vêm de vários lugares para verem filmes do mundo todo. 

O link  A relação das salas gratuitas ou muito baratas 

Cláudia Mogadouro

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Teocomunicas pesquisam sobre os resíduos na escola Teodomiro



Essa foi uma pesquisa feita por alguns alunos do Teocomunica como coleta de dados para o Curso Educomunicação Socioambiental nas Escolas, e servirá de material de conscientização sobre a questão do lixo em nossa escola.



A melhor forma de se pensar no assunto seria refletir sobre o impacto do lixo que produzimos, para o Meio Ambiente. Conhecemos qual nosso papel em tudo isso? Quanto lixo cada um de nós poderia evitar de produzir? Para onde vai esse lixo todo?



A equipe conversou com algumas pessoas de nossa comunidade escolar sobre o tema e este vídeo é o resultado de alguns depoimentos. Os" investigadores" prometeram abrir a conversa para a o entorno da escola e seguir o lixo literalmente. Será que conseguem vencer esse desafio?



Fique a vontade para contribuir com idéias ou comentários que possamos juntar ao nosso material.



Imagens: Alexandre Augusto e Pedro Henrique do 9º ano.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dicas de Cinema para o Final de semana prolongado


Ótimas dicas para você e sua família, vindas de uma especialista no assunto: Cláudia Mogadouro, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA da USP.



" Para quem gosta de filmes para crianças (ou porque é professor de educação infantil, ou porque tem filhos pequenos ou simplesmente porque gosta) o dia da criança promete no CineSesc. Além disso, temos a programação do Clube do Professor e do Cine Direitos Humanos.


1- Dia das crianças! O CineSesc preparou uma programação especial para o dia 12 de outubro, próxima segunda. Para todas as sessões, a retirada do ingresso (gratuito) inicia 1h antes da exibição. A programação começa 11h, com Kiriku - os Homens e as Mulheres (de Michel Ocelot). Às 13h: O Homem da Lua (de Stephan Schesch). Às 15h: O Menino e o Mundo (de Alê Abreu). Finalizando com Os Contos da Noite (de Michel Ocelot), às 17h. O CineSesc fica na Rua Augusta, 2075, próximo à estação Consolação do Metrô.




 2 - Agora a programação do Clube do Professor do dia 10/10 , às 11 h, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 659 – 3º andar – região central da cidade). As sessões são GRATUITAS, basta apresentar a carteirinha do Clube do Professor (que dá direito a um acompanhante) ou o hollerith. São dois filmes:


-  LULU, NUA E CRUA (Lulu femme nue) - Após uma entrevista de emprego que não é boa, Lulu decide não voltar para casa e parte deixando o marido e seus três filhos. Ela não premedita nada. Ela se concede alguns dias de liberdade sem outro projeto além de aproveitar plenamente. No caminho, ela cruza pessoas que também estão na beirada do mundo. Três encontros decisivos vão ajudar Lulu a reencontrar uma antiga conhecida que ela perdeu de vista: ela mesma. Direção: Sólveig Anspach. Elenco: Karin Viard, Bouli Lanners, Claude Gensac, Pascal Demolon, Philippe Rebbot, Nina Meurisse, Corinne Masiero e Patrick Ligardes. 18 anos | França | Comédia Dramática | 87 minutos | 2013. Trailer


 -  VIVER É FÁCIL COM OS OLHOS FECHADOS (Vivir es fácil con los ojos cerrados) - O filme de David Trueba conta a história de Antonio, um professor de gramática que usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966. Ele descobre que John Lennon vai visitar a província da Almería durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que também parece estar fugindo de algo. Entre os três irá nascer uma amizade inesquecível. Elenco: Javier Cámara, Natalia de Molina e Francesc Colomer. 14 anos | Espanha | Comédia | 109 minutos | 2013.


 3 – O Cine Direitos Humanos tem duas sessões: uma no sábado, dia 10 de outubro, 11h no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca e a outra na quarta, 14 de outubro, 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes). A sessão GRATUITA traz o filme muito premiado.

· BICHO DE SETE CABEÇAS – Direção: Laís Bodanzky | 14 anos | Brasil | Drama | 84 minutos | 2001. Sobre: O filme, que traz no elenco Rodrigo Santoro, Cássia Kiss, Othon Bastos e Caco Ciocler, é inspirado no livro "Canto dos Malditos" de Austregésilo Carrano. Bicho de Sete Cabeças focaliza a trajetória de um adolescente rebelde e incompreendido pelos pais, que sentindo que a estão perdendo o controle sobre seu filho, resolvem trancafiá-lo em um manicômio. O longa-metragem é o primeiro grande papel de Rodrigo Santoro no cinema, e recebeu 46 prêmios nacionais e internacionais.  Trailer do filme neste link:

4 - No Cineclubinho do CineSesc, como em todo domingo, a sessão gratuita começa às 11 h. A distribuição de ingressos e brincadeira com as crianças começam às 10 h (sujeito à lotação da sala). O CineSesc fica na Rua Augusta, 2075, próximo à estação Consolação do Metrô.

 ​​O HOMEM DA LUA (Jean de la Lune) – Direção: Stephan Schesch | França, Alemanha e Irlanda | Animação | 98 minutos | 2012. Sinopse: O Homem da Lua não aguentava mais viver sozinho em seu satélite. Um dia, ele decide visitar a Terra e descer de carona na cauda de um cometa. Ao chegar, acha tudo maravilhoso, mas logo começa a ter problemas porque é considerado um invasor. Os amigos e as crianças precisam, então, inventar um plano para salvá-lo.

sábado, 3 de outubro de 2015

Visita ao Museu Afro Brasil – “Vamos nessa?”

Prezados alunos de Ensino Fundamental II (oitavo F e nonos anos) do Período da Manhã,

Vamos visitar o Museu Afrobrasil.
Trata-se de oportunidade que não podemos desperdiçar.
Este espaço é muito importante, pois além de expor o protagonismo dos negros em nossa História destaca a participação africana e afrodescendente na construção de nossa identidade cultural.
Para que a visita seja proveitosa, precisamos respeitar as regras do ambiente que nos acolherá.
Podemos fotografar (sem o uso de flash), mas não nos é permitido tocar as obras ou ultrapassar a linha de demarcação que as protege. Essas orientações devem ser rigorosamente obedecidas.
(...)
No início da semana o professor Athos e a coordenadora Sandra conversarão com vocês a respeito dessas orientações e sobre um pequeno roteiro que deveremos seguir.
Preparamos algumas questões para elaboração de síntese de grupos (três ou quatro alunos).
Não vejam a tarefa como atividade enfadonha ou punitiva. O objetivo é a reflexão sobre as diversas obras expostas... As questões devem ajudar-nos a aprofundar o conhecimento que temos de nossa sociedade e de nós mesmos.
Mais importante do que “tirar boa nota” no relatório é conhecer o museu, aprender e tomar gosto por passeios culturais.
Esperamos que vocês incentivem os colegas que ainda não se convenceram da importância da nossa visita... E também que contribuam para que ela seja um sucesso.
Um abraço,
Prof.Gilberto