terça-feira, 17 de outubro de 2017

Jornal Teocomunica - Edição de Setembro





Edição de Setembro
Jornal Teocomunica


Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.


Você conhece alguém que já passou por isso?  Para mais informações acesse o site: http://www.setembroamarelo.org.br/

No site oficial do Setembro Amarelo você encontra várias informações sobre o tema, como Depoimentos, formas de participar, Atividades e ainda pode entrar em contato com o Centro de Valorização a Vida (CVV)!

Setembro Azul

Já na Prefeitura de São Paulo, acontece o Setembro Azul na Rede Municipal de Ensino com comemorações voltadas para às pessoas com deficiência.

Para celebrar este mês, a Divisão de Educação Especial da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação divulgou uma agenda com programação especial de atividades que foram realizadas em Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), no CEFAI da DRE Guaianases, na EMEF do CEU Água Azul e na EMEFM Vereador Antônio Sampaio.
Confira a programação:

EMEBS ANNE SULLIVAN (R. RODRIGUES PAIS, 512, CHÁCARA SANTO ANTÔNIO)

Programação: 4, 5 e 6/9/2017
·       Grupo de teatro “História do Surdo Oralizado”
·       Sala temática
·       Filme: Surdocult – atores surdos
·       Debate: atores brasileiros surdos
·       Oficina Slam – palestrante Leonardo Castilho
·       Como não contrair DST – palestrante Karolina
·       Influência das mídias sociais na vida dos surdos – palestrante Wilson Santos
·       Passeio com piquenique
·       Gênero e Sexualidade – Palestrante Ariane e Patrícia
·       Filme “Bitch”
·       Roda de Conversa

EMEFM VEREADOR ANTONIO SAMPAIO (R. VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 733, SANTANA)

Programação: 25 e 26/09 
·       Palestra sobre sexualidade (manhã)
·       Palestra “Delegacia da Pessoa com Deficiência – Violência doméstica e direitos da mulher”
·       Café com as mães e alunos surdos
·       Trabalho de sensibilização com os alunos ouvintes (em sala de aula)

EMEBS LUCIE BRAY (RUA SAO GERALDINO, 236, VILA CONSTÂNCIA)

·       Dia 13/09 – Visita dos alunos e professores ao Teatro Renault, Peça Les Miserables, com acessilidade em Libras. Ingressos cedidos pela produção do espetáculo (T4F – Time for Fun);
·       Dia 14/09 – Visita à EMEBS Mário Pereira Bicudo, pelos alunos do 7º e 8º ano. Os alunos desenvolverão uma oficina para ensinar os estudantes do Bicudo a resolver o cubo mágico, com um tutorial visual elaborado pelos alunos da EMEBS Lucie Bray;
·       Dia 20/09 – Visita à Pinacoteca com acessibilidade em Libras;
·       Dia 25/09 – Conversa - alunos e famílias com a Sra. Carmen, mãe do Instrutor Matheus, com o relato da experiência de vida dela como mãe de um surdo;
·       Dia 26/09 – Conversa com Fabíola de Oliveira, surda e formada em fisioterapia, atuante na área, relatando sua experiência de vida;
·       Dia 21/10 – Participação do Torneio Esportivo no Colégio Santa Terezinha.

EMEBS VERA LÚCIA APARECIDA RIBEIRO (RUA BENEDITO PEREIRA, 206, JARDIM LÍBANO)

·       26/09 – Seleção de filmes que tratam da cultura surda – Roda de conversa
·       27/09 – Palestra com Adriana Venancino – representante da Delegacia da Pessoa com Deficiência;
·       28/09 – Roda de Conversa com Ana Elvira – representante da comunidade surda sobre perspectiva de estudo e trabalho para os jovens surdos.

EMEBS HELEN KELLER (RUA PEDRA AZUL, 314, ACLIMAÇÃO)

Atividades entre 25 e 29/09 na página:

CEFAI – DRE GUAIANASES (RUA COMANDANTE CARLOS RUHL, 134, GUAIANASES)

·       Dia 25/09 - III Encontro em comemoração ao Setembro Azul – contação de história, roda de conversa, relato. Turma A das 9h às 12h e Turma B das 13h30 às 16h30. Local: Auditório CEFAI

EMEF CEU ÁGUA AZUL (AV. DOS METALÚRGICOS, 1262 - CIDADE TIRADENTES)


·        Dia 28/09 - Oficina de Libras: roda de conversa e apresentação de música em Libras, das 19h às 22h.

Concurso de Desenho e Redação da CGU

No mês de setembro, também, nossa escola participou da 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União – CGU. O tema desta edição foi: “Todo dia é dia de Cidadania”. O objetivo da iniciativa do concurso, de acordo com o site oficial, era o de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais. O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Tem novidade nesta edição! Além dos alunos finalistas (os 3 melhores de cada categoria), todos os professores orientadores destes alunos também serão premiados. Os alunos dos primeiros, segundos, terceiros, quartos e quintos anos estarão competindo com desenhos, enquanto os alunos dos sextos, sétimos, oitavos e nonos deveram fazer uma redação dentro do tema. 

Estes Foram os finalistas de nossa escola:






Informações: desenhoeredacao@cgu.gov.br

Aulas Diferenciadas

No dia 13 de setembro, o professor Thiago fez uma aula diferenciada com duas turmas bem distintas! Os alunos do Oitavo ano C tiveram uma aula diferenciada junto da turma do Segundo ano D.

Pelas fotos dá pra ver que a diferença de idade e tamanho dos alunos era grande! A interação foi super inusitada e interessante para as duas turmas!

A ideia foi integrar alunos do Fundamental 2 com os alunos do Fundamental 1 numa divertida aula de xilogravura que foi ministrada pelo professor.

Outra aula diferenciada foi a da professora Kelly que trabalhou jingles com paródias de comerciais onde os alunos inventaram seus próprios produtos! Confira um dos vídeos:


Você pode conferir mais desses dias e outros nas publicações em nosso perfil no Facebook:
Teocomunica Imprensa Jovem
Adiciona lá!  

Ensino de Jovens e Adultos
( EJA )
Em nossa escola, à noite, é a vez dos Jovens e Adultos estudarem! Em setembro eles tiveram várias atividades diferenciadas como um monólogo apresentado pelo professor Marcelo no dia 6, intitulado: “O Homem da Cobra!”, os alunos curtiram muito!

Confira o vídeo em nossa página do Facebook clicando AQUI!

No nosso Facebook você também confere aulas mercado na EJA com o professor João, pinturas do Círculo Cromático com o professor Marcelo e muito mais!



Além disso, no dia 27 de setembro nossas turmas da EJA foram super bem recebidas pela equipe do CEU Navegantes num passeio onde foram prestigiar a apresentação da TERÇA INSANA com Darwin Demarch e Grace Gianoukas! Os alunos amaram o passeio! Confira algumas fotos:






E esta foi nossa edição de Setembro! Até a próxima!

Um comentário:

  1. Boa noite!Fui aluno dessa escola nós anos 80 e queria saber quem administra o Teo Comunica, equipe de Imprensa Jovem da unidade?tenho uma pergunta.

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.