domingo, 9 de junho de 2013

Xadrez - Mate do pastor

Para os praticantes de Xadrez do Teodomiro, o mate do pastor com variações. Apenas para conhecimento, que é um lance de ataque ao ponto vulnerável do tabuleiro f7, feito por brancas.

É possível fazer o ataque com as pretas? Sim, desde que esteja aberto o caminho de f2. Não pode esquecer de apoiar o ataque com outra peça, no caso, o Bispo.

Visualize a animação:


Notação algébrica:

1.e4 e5
2.Dh5 Cc6
3.Bc4 Cf6
4.Dxf7#

Outra Variação Possível: 
1.e3 e5
2.d4 Cc6
3.Bc4 exd4
4.Dh5 Df6
5.Bg5 Bb4+
 6.Cc3 Bxc3
7.bxc3 De5
8.Dxf7#

Conta-se que esse Mate leva esse nome por que certa vez um rei saiu a passear pelo campo com um pastor e este o convidou a jogar uma partida de xadrez, dando um mate no rei em quatro lances. O rei batizou a jogada de Mate do Pastor.

2 comentários:

  1. Doralice dos S. Bernardino Torres10 de junho de 2013 às 18:18

    Esta foi uma homenagem feita aos alunos participantes dos jogos de xadrez da Capela do Socorro no ano de 2013, festival por equipe.
    Aos 48 alunos que representaram muito bem a nossoa escola, o nosso parabéns!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do jornal pois e uma forma de mostrar para os pais para os demais o seu trabalho dentro da escola achei uma forma genial, gostei tam bem dos jogos que tem no saite da escola muito legal o apredisagem que eles encina atraves do saite da escola, muito bom tam bem eles falando sobres os funcionario que sabe lidar com as crianças com paciençia gostei muito de saber que eu estudo em uma escola como essa sou bem recebia como aluna na escola obrigado por me receberem bem agradeço em nome de todos os alunos

    ResponderExcluir

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.