quarta-feira, 23 de setembro de 2015

5ºs anos anunciam e comemoram a chegada da Primavera


Projeto Primavera 

" Começamos na aula de Geografia estudando os hemisférios e a forma com que os raios solares chegam até a Terra. 

Pelo movimento elíptico que a Terra faz em volta do Sol entendemos as estações. E aí surgiu a pergunta: “A primavera é mesmo a estação das flores? É assim em todo o mundo?”

Pesquisando no nosso livro de Geografia entendemos que no Brasil, justamente pela nossa localização Geográfica, a Primavera não é tão definida. Chove na Primavera, às vezes faz frio por causa das frentes frias. 

E as flores? Tem também, mas temos flores o ano todo. 

Que legal! Somos privilegiados de flores, de árvores floridas! 

Os europeus quando chegavam no Brasil e viam a mata atlântica, ficavam deslumbrados. Acreditavam até que aqui era o paraíso bíblico, o Éden. Acreditavam de verdade! 



Em educação artística confeccionamos as flores que montaram nosso painel e resgatamos uma linda música de Tim Maia: “É Primavera”. 

E por que será que tem aquele refrãozinho: “Vai chuva”. Isso mesmo, a Primavera no Brasil é uma estação chuvosa, ou melhor deveria ser! 

O projeto lembrou também o Dia da Árvore. Esse dia foi escolhido por ser tão próximo à Primavera, porque já aconteceram as primeiras chuvas e as árvores reverdeceram depois do inverno. 


Tivemos a produção de desenhos, estudaremos a alergia ao pólen que ocorre mais nessa estação e finalizaremos com a produção de poemas. 

A professora Míriam com seu 5º ano produziu abelhas (responsáveis pela polinização) usando materiais recicláveis e borboletas que botam seus ovos nas folhas das árvores. 


Os alunos gostaram muito de todas as formas de abordagens do projeto, participaram com entusiasmo e alegria em todos os processos".
















Professora Maria Ruth Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.